Topo

Chinesa Wen Tong chega a seis títulos mundiais e ameaça lenda japonesa

Chinesa Wen Tong supera compatriota Qian Qin na final acima de 78 kg e leva o ouro - Bertrand Langlois/AFP
Chinesa Wen Tong supera compatriota Qian Qin na final acima de 78 kg e leva o ouro Imagem: Bertrand Langlois/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/08/2011 12h29

A chinesa Wen Tong pesa 125kg. Mas sua maior adversária após o Mundial de Paris nunca competiu com mais de 48kg. Neste sábado, Tong conquistou seu sexto título mundial ao vencer a compatriota Qian Qin na final acima de 78 kg e, agora, só está atrás da ligeiro japonesa Ryoko Tani, que se aposentou em 2008, em número de conquistas na competição.

Aos 28 anos, Tong está invicta em torneios do circuito mundial desde 2007, quando foi bronze na Super Copa do Mundo de Hanburgo, após perder para a francesa Eva Bisseni. Hoje, ela soma quatro títulos nos pesados, dois na categoria absoluto (sem limite de peso) e um ouro olímpico – além de um título mundial por equipes.

A trajetória da gigante, porém, só continuou após o Mundial de Roterdã, em 2009, por um erro da Federação Internacional de Judô. Tong foi flagrada no antidoping após o ouro na competição holandesa e suspensa preventivamente por dois anos. A atleta chegou a pedir a análise da amostra B, mas voltou atras. A FIJ, no entanto, foi em frente e realizou a contraprova, sem avisar ou permitir que a judoca acompanhasse o processo.

O novo exame também acusou a presença do broncodilatador clembuterol, proibido. O caso foi julgado pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), em Lausanne, na Suíça, mas o erro de procedimento fez com que a punição fosse anulada. Se tivesse sido suspensa, Tong perderia a medalha no Mundial de 2009, ficaria sem competir até 2011 e ainda estaria proibida de lutar nas Olimpíadas de Londres-2012 pela regra do COI que não permite a inscrição de atletas que tenham cumprido mais de seis meses de suspensão por doping durante o ciclo olímpico.