Topo

Com apoio de 14 mil pessoas, França vence e Brasil fica com a prata por equipes no Mundial

O brasileiro Rafael Silva (azul) não conseguiu parar o francês Teddy Riner - AFP/ MIGUEL MEDINA
O brasileiro Rafael Silva (azul) não conseguiu parar o francês Teddy Riner Imagem: AFP/ MIGUEL MEDINA

Do UOL Esporte

Em São Paulo

28/08/2011 13h09

A participação da delegação brasileira no Mundial de judô de Paris terminou oficialmente neste domingo com a conquista da medalha de prata na final por equipe após perder na final por 3 a 2 para a França, que contou com o apoio de 14 mil pessoas no Palais Omnisports Paris Bercy, em Paris.

Com a conquista da prata, o Brasil volta para casa com seis medalhas no Mundial de judô de Paris. No individual, a delegação nacional conquistou cinco medalhas, duas pratas e três bronzes.

A prata deste domingo foi a quarta do Brasil em disputa por equipes na história do Mundial. O país também ficou com o segundo lugar no pódio em 1998, 2007 e 2010, além do bronze em 2008. Em 2012, o Mundial por equipes será disputado em Salvador, no Brasil.

Na decisão, o primeiro combate foi entre Leandro Cunha e Dimitri Dragin. Depois de começar a luta meio apático, o francês partiu para o ataque e conseguiu o ippon, colocando os donos da casa na frente.

Bruno Mendonça foi o segundo brasileiro a pisar no tatame na decisão por equipes para encarar Ugo Legrand e também acabou derrotado por um yuko. A primeira vitória do Brasil veio com Leandro Guilheiro que venceu Allain Schmitt por hantei na terceira luta.

O quarto combate foi o mais emocionante, com Thiago Camilo empatando a luta contra o francês Romain Buffet quando faltava apenas um segundo para o final do combate. Depois do golden score, a luta novamente foi decidida pelos juízes e Camilo levou a melhor.

No quinto confronto, Rafael Silva teve pela frente a 'fera' Teddy Riner, pentacampeão mundial. O brasileiro fez uma boa luta, mas acabou sofrendo um yuko, perdeu o combate e a França ficou com o título mundial.

Para chegar à final, o Brasil passou pelas equipes do Uzbequistão, China e Coreia do Sul. Nos dois primeiros confrontos, os judocas brasileiros não tiveram dificuldade e fecharam a série em 5 a 0.

Na semifinal, a Coreia do Sul endureceu o combate. Leandro Cunha abriu a série colocando o Brasil em vantagem após derrotar Jun-Ho Cho no hantei, com todos os árbitros optando pela vitória brasileira.

Porém, os coreanos chegaram a virar o duelo após derrotarem Bruno Mendonça e Leandro Guilheiro. Tiago Camilo tratou de empatar a série e Rafael Silva, com um wazari no golden score contra Sun-Min Kim, colocou o Brasil na decisão. 

Além da conquista por equipes no masculino, a França ficou com o título no feminino ao derrotar o Japão por 4 a 1. As brasileiras foram derrotadas ainda na primeira rodada justamente pelas francesas.