Topo

No primeiro dia do Grand Prix de Amsterdã, Brasil conquista a prata com Ketleyn Quadros

Do UOL Esporte

Em São Paulo

19/11/2011 16h18

No primeiro dia de disputas do Grand Prix de Judô de Amsterdã, o Brasil não foi bem e conquistou apenas uma medalha de prata. Contando com atletas que recentemente foram campeões pan-americanos como Felipe Kitadai e Bruno Mendonça, coube a Ketleyn Quadros, bronze em Pequim-2008, conquistar a primeira e única medalha brasileira do dia.

Atual 24ª colocada da categoria até 57kg, Ketleyn disputou cinco lutas no dia e em todas teve alguma dificuldade. Com exceção das quartas de final, onde derrotou a italiana Giulia Quintavalle por ippon, nas demais lutas Ketleyn saiu vencedora com vantagem mínima. Nas semifinais, vitória sobre a francesa Sarah Loko apenas no "golden score", após a adversária somar sua terceira advertência.

Na final, a brasileira foi derrotada pela grega Ioulietta Boukouvala, 23ª do ranking, novamente no "golden score" após sofrer três punições. Com o resultado, Ketleyn garantiu mais 120 pontos no ranking mundial mantendo o sonho de disputar mais um Jogos Olímpicos. Garantem vaga para Londres-2012 as 14 mulheres melhores rankeadas de cada categoria. A brasileira Rafaela Silva é a atual sétima colocada da categoria.

Entre os demais brasileiros, quem chegou mais perto do pódio foi Bruno Mendonça, que nas quartas de final foi derrotado pelo holandês Dex Elmont terminando a competição na quinta colocação da categoria até 73kg. Já Felipe Kitadai, que ficou marcado no Pan de Guadalajara após borrar as calças nas semifinais, não passou da segunda luta onde foi derrotado pelo mongol Chimed-Yondon na categoria até 60kg.

O Grand Prix de Amsterdã segue neste domingo com mais dez brasileiros nos tatames. Destaque para Tiago Camilo e Luciano Corrêa, atuais campeões panamericanos e campeões mundiais em 2007 e Flavio Canto, medalha de bronze em Atenas-2004.