Topo

Brasil fatura dois ouros em Amsterdã com direito a show de Tiago Camilo

Do UOL Esporte

Em São Paulo

20/11/2011 16h16

No segundo dia de disputas do Grand Prix de Judô de Amsterdã, o Brasil conquistou mais duas medalhas de ouro, uma esperada e a outra surpreendente. Na categoria masculina até 90kg, Tiago Camilo, atual bicampeão pan-americano e campeão mundial em 2007, não teve adversários e com cinco ippons faturou o ouro. Já na categoria feminina acima de 78kg, Maria Suelen Altheman superou as principais favoritas conquistando seu melhor resultado no ano. Com o resultado, o Brasil fecha a participação com três medalhas, já que ontem Ketleyn Quadros levou a prata na categoria até 57kg.

Principal cabeça de chave de sua categoria no torneio, Tiago, atual número sete do ranking, derrotou na estreia o inglês Winston Gordon, o sérvio Dmitri Gerasimenko na segunda fase, o cazaque Timur Bolat nas quartas de final, o espanhol David Alarza nas semi e o russo Dmitri Gerasimenko na final. Com seu característico estilo agressivo de combate, Tiago deu poucas chances aos adversários que, na maior parte do tempo, ficaram na defensiva.

Com o resultado, o brasileiro somou mais 200 pontos no ranking ficando perto da vaga para Londres-2012, onde tentará sua terceira medalha olímpica (foi prata em Sidney-2000 e bronze em Pequim-2008).

Já Maria Suelen Altheman, número 16 do ranking e bronze no Pan de Guadalajara, surpreendeu ao derrotar atletas mais experientes e bem ranqueadas. Nas semi, vitória por wazari contra a eslovena Lucija Polavdenko, terceira do ranking e bronze em Pequim-2008. Na final, vitória apertada por yuko contra a chinesa Qian Qin, segunda do ranking, após a adversária sofrer punição. Com o resultado a brasileira também somou mais 200 pontos.

Outros brasileiros

Também neste domingo, subiram ao tatame outros oito brasileiros. Flavio Canto (até 81kg), Elias Nacif (até 81kg), Luciano Corrêa (até 100kg), Leonardo Leite (até 100kg), Nadia Merli (até 70kg) e Maria Portela (até 70kg) foram eliminados logo na estreia. Rafael Silva e Daniel Hernandes (ambos da categoria acima de 100kg), caíram na segunda luta.