Topo

Judoca Erika Miranda conquista o bronze no Grand Prix de Qingdao, na China

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/12/2011 15h32

A judoca Erika Miranda conquistou, nesta sexta-feira, a medalha de bronze no Grand Prix de Qingdao, na China. A brasileira foi até a semifinal do último evento do calendário de 2011, mas acabou perdendo a semifinal para a Bundmaa Munkhbaatar, da Mongólia, terceira colocada do ranking mundial.

A competição vai até o próximo domingo e encerra os trabalhos no judô neste ano. Depois de Qingdao, os atletas só voltam a se reunir no meio de janeiro, em Almaty, no Cazaquistão, para o Masters do esporte, que reunirá os 16 melhores de cada categoria.

Com o bronze, Erika Miranda garante 80 pontos no ranking e termina 2011 em alta. Atualmente ela é a sétima no ranking mundial e está praticamente certa nos Jogos Olímpicos de Londres. As 14 mulheres mais bem colocadas no ranking garantem vaga na competição, sendo que nenhum país pode ter mais de um representante.

Depois de Érika, a brasileira mais bem colocada no ranking é Andressa Fernandes, 34ª e praticamente sem chances de vaga olímpica. Além de Érika, Felipe Kitadai, ouro no Pan na categoria até 66 kg, também entrou no tatame nesta terça, mas seu resultado foi ruim.

O 16º brasileiro melhor colocado no ranking foi derrotado logo em sua primeira luta, contra o francês Issam Nour. Mesmo assim, ele também deve confirmar sua vaga no Masters de Almaty.

Até domingo, outros dez brasileiros ainda devem entrar no tatame. No sábado, Camila Minakawa (até 63 kg), Bruno Mendonça (até 73 kg) e Flávio Canto (81 kg) tentam uma medalha. No domingo, Tiago Camilo e Hugo Pessanha (até 90 kg), Luciano Corrêa e Leonardo Leite (até 100 kg) e Rafael Silva e Daniel Hernandes (mais de 100 kg).