Topo

Rafael Silva é 3º lugar e Brasil fecha GP de Qingdao de judô com dois bronzes

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/12/2011 14h57

O brasileiro Rafael Silva conquistou, neste domingo, o terceiro lugar no Grand Prix de Qingdao, na China, na categoria mais de 100 kg. Com o resultado, o Brasil fecha a última grande competição da temporada de judô com dois bronzes – o primeiro havia saída na sexta-feira, com Erika Miranda (até 52 kg).

Com o fim da temporada, os brasileiros só esperam a confirmação do novo ranking mundial para saberem quem terá vaga garantida no Masters de Almaty, em janeiro. A competição na cidade cazaque vai reunir os 16 melhores atletas de cada categoria na temporada.

O desempenho no GP de Qingdao, no entanto, não foi dos mais animadores. A exemplo do que já havia acontecido no sábado, todos os brasileiros no tatame neste domingo caíram na primeira luta, exceção feita a Rafael Silva.

O brasileiro está bem próximo de garantir sua vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e foi bem neste domingo. Rafael estreou contra o romeno Vladut Simionescu e depois encarou o russo Alexander Mikhaylin, vencendo ambos por ippon.

Na semifinal, no entanto, levou um ippon do bielorrusso Ihar Makarau e acabou fora da final. Tiago Camilo e Hugo Pessanha (até 90 kg), Luciano Corrêa e Luciano Leite (até 100 kg) e Daniel Hernandes (mais de 100 kg) também lutaram neste domingo, mas todos perderam na primeira luta.