Topo

Brasil estreia já nas quartas do Mundial masculino de judô; time feminino encara o México

Brasileira Rafaela Silva é uma das estrelas do Brasil na disputa deste fim de semana, na Bahia - Johannes Eisele/AFP
Brasileira Rafaela Silva é uma das estrelas do Brasil na disputa deste fim de semana, na Bahia Imagem: Johannes Eisele/AFP

Jose Ricardo Leite

Do UOL, em Salvador (BA)

26/10/2012 15h24

O Brasil terá como adversário de estreia no Mundial de judô por equipes, em Salvador, o México, entre as mulheres, nas oitavas de final. Entre os homens, o Brasil caiu no chapéu e já estreará nas quartas de final, contra o vencedor de Ucrânia e Rússia.

No masculino, o Brasil foi cabeça de chave número dois, enquanto a França foi número um. Ambos só se pegam na final e não precisaram disputar as oitavas porque a competição só tem 14 países.

Já entre as mulheres, os cabeças de chave número um e dois foram França e Japão, respectivamente. A equipe feminina do Brasil pode cruzar com as japonesas já nas quartas de final. A equipe asiática encara a Grã-Bretanha.

“Acreditamos que vamos passar bem pelo México, é uma equipe renovada. Estamos em casa, com nossa torcida e confiamos que vamos passar para a fase seguinte”, falou Ney Wilson, coordenador técnico da Confederação Brasileira de judô.

“No masculino saímos só nas quartas. Rússia e Ucrânia são adversários duros. No Mundial por equipes não tem favoritismo. O que vier será benvindo”, continuou.

O Mundial feminino tem início no sábado, a partir das 10h (horário de Brasília) com as oitavas de final e quartas de final. A partir das 16h terão início os duelos semifinais e final.

A competição entre os homens têm início no domingo, nos mesmo horários. A partir das 10h terá início as oitavas e quartas de final. Semi e final a partir das 16h.

No Mundial por equipes, há duelo entre países em cinco categorias  Quem vencer três, elimina o adversário. A competição não existe ainda em Jogos Olímpicos, mas existe a chance de ser incluída no programa para 2016, no Rio.

Cada delegação tem dois ou três atletas por categoria. Só um pode lutar em um combate. Mas, caso um país avance, outro lutador pode atuar na categoria, mesmo não tendo lutado no combate anterior.

O Mundial feminino tem como representantes brasileiras Sarah Menezes e Erika Miranda (até 52kg); Ketleyn Quadros e Flávia Gomes (até 57kg); Rafaela Silva e Ketleyn Quadros (até 63kg); Nádia Merli, Maria Suelen Altheman ee Rochele Nunes (mais de 70kg).

Entre os homens, a equipe brasileira tem Leandro Cunha e Luiz Revite (até 66kg); Bruno Mendonça e Marcelo Contini (até 73kg); Victor Penalber, Felipe Costa e Eduardo Bettoni (até 81 kg); Henrique Silva, Rafael Silva e David Moura (mais de 90kg).