Topo

Torcida aparece, Brasil vence a Turquia e pode ter inédito bronze no Mundial de judô por equipes feminino

Erika Miranda, na luta em que venceu a oponente da Turquia - José Ricardo Leite/UOL
Erika Miranda, na luta em que venceu a oponente da Turquia Imagem: José Ricardo Leite/UOL

José Ricardo Leite

Do UOL, em Salvador

27/10/2012 15h30Atualizada em 27/10/2012 15h38

A seleção brasileira feminina de judô venceu a Turquia por 3 combates a 2, neste sábado, pela repescagem, e continya com chances de ganhar a medalha de bronze no Mundial por equipes, realizado em Salvador.

Erika Miranda, Ketleyn Quadros e Maria Portela venceram seus combates. Katherine Campos e Rochele Nunes perderam suas lutas.

No período desta tarde, em Salvador, o Brasil pôde contar com o apoio da torcida local, que não marcou presença nos dois confrontos pela manhã. Na derrota para o Japão, por exemplo, o barulho dos cerca de 20 japoneses na arena do Grand Hotel Stella Marris era maior do que o dos brasileiros, que não enchiam a arquibancada. Já no duelo com a Turquia, as arquibancadas estavam cheias e barulhentas.

O adversário do combate que pode colocar o Brasil no pódio da competição será a Mongólia. A equipe brasileira feminina nunca conquistou uma medalha em Mundial por equipes. Já os homens têm três pratas e um bronze. A competição masculina será realizada no domingo.

No Mundial por equipes, há duelo entre países em cinco categorias  Quem vencer três, elimina o adversário. A competição não existe ainda em Jogos Olímpicos, mas existe a chance de ser incluída no programa para 2016, no Rio.

Nas oitavas, o Brasil havia passado pelo México, por 5 a 0, sendo quatro vitórias por ippon. Nas quartas, enfrentou a forte seleção japonesa e perdeu na última luta: 3 a 2.