Topo

"Fora de casa", Brasil perde para do Japão e agora tenta o bronze no Mundial por equipes de judô

Delegação brasileira na torcida no duelo contra o Japão, pelas quartas do Mundial - José Ricardo Leite/UOL
Delegação brasileira na torcida no duelo contra o Japão, pelas quartas do Mundial Imagem: José Ricardo Leite/UOL

José Ricardo Leite

Do UOL, em Salvador

27/10/2012 12h03

A seleção brasileira feminina de judô não resistiu à força do Japão e caiu logo nas quartas de final do Mundial por equipes, realizado em Salvador. Perdeu por 3 a 2. Agora, a equipe brasileira disputa a repescagem na tentativa de conseguir a medalha de bronze.

Nas oitavas, o Brasil havia passado pelo México, por 5 a 0, sendo quatro vitórias por ippon. Já o Japão havia vencido a seleção da Grã-Bretanha por 4 a 1.

Apesar de a disputa ser na capital baiana, o Brasil x Japão por equipes parecia mais estar sendo realizado em Tóquio. O número de torcedores na arena montada no Hotel Stella Marris não era grande.

E o barulho que vinha da arquibancada era quase que exclusivamente feito por aproximadamente 20 japoneses. Eram atletas reservas, lutadores do time masculino e dirigentes, com faixas características do país e artefatos que faziam muito barulho.

No Mundial por equipes, há duelo entre países em cinco categorias  Quem vencer três, elimina o adversário. A competição não existe ainda em Jogos Olímpicos, mas existe a chance de ser incluída no programa para 2016, no Rio.

O primeiro combate foi entre Erika Miranda, que substituiu Sarah Menezes, por opção técnica, e Y. Hashimoto, pela categoria até 52 kg. Depois de três primeiros minutos muito equilibrados, Erika passou a arriscar mais até conseguir um ippon sobre a rival: 1 a 0 para o Brasil.

O segundo combate foi entre Ketleyn Quadros e Anzu Yamamoto, na categoria até 57 kg. A brasileira liderava com um wasari até 40 segundos do final, mas sofreu um ippon e perdeu a luta. Empate japonês.

No peso até 63 kg, Rafaela Silva entrou no tatame para encarar K. Abe e perdeu por ippon. No quarto combate, Maria Portela, na categoria até 70 kg, venceu por ippon e empatou o duelo.

A decisão ficou para o duelo entre Maria Suelen Altheman e a japonesa M. Yachimoto. A brasileira perdeu por ippon, logo no começo do combate.