Topo

Brasil passa fácil pela Argélia e luta pelo bronze no Mundial de judô por equipes

Brasileiros fazem roda antes do início do duelo contra a Rússia - José Ricardo Leite
Brasileiros fazem roda antes do início do duelo contra a Rússia Imagem: José Ricardo Leite

José Ricardo Leite

Do UOL, em Salvador

28/10/2012 15h32Atualizada em 28/10/2012 15h39

A seleção brasileira masculina de judô não teve dificuldades para passar pela Argélia e fez 5 combates a 0, neste domingo, pela repescagem. A equipe mantém assim as chances de conquistar a medalha de bronze. Enfrenta o perdedor de França x Japão.

No Mundial por equipes, há duelo entre países em cinco categorias  Quem vencer três, elimina o adversário. A competição não existe ainda em Jogos Olímpicos, mas existe a chance de ser incluída no programa para 2016, no Rio.

Por ser cabeça de chave número dois e existirem apenas 14 equipes, o Brasil já iniciou a disputa logo nas quartas. Assim como a França, primeira cabeça de chave. Estreou logo contra a Rússia e perdeu por 3 a 2.

Contra a Argélia, lutaram Luiz Revite (até 66 kg), Bruno Mendonça (té 73 kg), Victor Penalbert (até 81 kg), Eduardo Bettoni e Davi Moura. Todos venceram.

O time masculino do Brasil nunca foi medalha de ouro no Mundial de judô por equipes, competição que existe desde 1994. Já foi quatro vezes medalha de prata e uma de bronze.

Medalhistas olímpicos em Pequim, Leandro Guilheiro (até 81 kg) e Tiago Camilo (até 90 kg) não competiram por estarem lesionados. Felipe Kitadai (até 60 kg), medalha de bronze em Londres, não participou por sua categoria não existir no programa.                                        

No sábado, a seleção feminina ganhou pela primeira vez uma medalha ao ficar com o bronze. O Japão foi ouro, equanto a China ficou com a prata.