Topo

Governo japonês cobra punições após denúncias de maus tratos a atletas do judô

Técnico Ryuji Sonoda pode receber punição após denúncias de agressões a atletas - AFP PHOTO / FILES / FRANCK FIFE
Técnico Ryuji Sonoda pode receber punição após denúncias de agressões a atletas Imagem: AFP PHOTO / FILES / FRANCK FIFE

Do UOL, em São Paulo

31/01/2013 08h53

O governo japonês cobrou do Comitê Olímpico e da federação local de judô uma investigação sobre as denúncias de maus tratos na equipe feminina do país. Ministro do esporte no país, Hakubun Shimomura mostrou-se preocupado com as acusações feitas contra o técnico Ryuji Sonoda por parte das atletas que disputaram as Olimpíadas de Londres-2012 e pediu punições severas caso as alegações sejam comprovadas.

“Queremos que o Comitê Olímpico faça uma nova investigação independente sobre o caso, disse Hakubun Shimomura. “Queremos investigar novamente o assunto, de acordo com diretrizes internacionais, para fazermos um julgamento adequado”.

A imprensa local divulgou, na última terça, que 15 judocas do país enviaram uma carta conjunta ao Comitê Olímpico relatando as violências praticadas pelo treinador. Segundo as atletas, elas eram submetidas a humilhações e violência por parte de Sonoda, que utilizaria agressões e golpes com espadas de bambu, como as utilizadas no Kendo, uma modalidade de arte marcial.

Sonoda deveria viajar com a equipe japonesa para a França, onde ocorrerá o Grand Slam de Paris no dia 5 de fevereiro. A expectativa, porém, é que o treinador peça demissão em uma reunião convocada pelo Comitê Olímpico.

“Se você pensar sobre a situação que todos os lutadores se queixaram, parece que o técnico Sonoda não terá outra opção a não ser pedir demissão”, comentou uma fonte próxima à seleção japonesa.

O presidente da Federação de Judô, Koshi Onozawa, assegurou que Sonoda e outros treinadores admitiram os fatos e foram advertidos pela entidade. "Em setembro passado, recebemos informações sobre o fato de Sonoda ter maltratado fisicamente suas atletas. Nós o interrogamos e a veracidade das denuncias foi confirmada", informou Onozawa em coletiva de imprensa.

Os agressores foram advertidos pela Federação, mas não suspensos, e ameaçados com "sanções mais fortes se tais fatos se repetirem", completou Onozawa.

Estas informações vieram a público semanas após o suicídio de um estudante que era regularmente maltratado por seu treinador de basquete. De acordo com um relatório publicado em janeiro de 2011, quatro crianças morrem em treinos de judô a cada ano no Japão.

Terra natal do judô, o Japão teve seu pior desempenho na história da modalidade durante as Olimpíadas de Londres. O país conquistou apenas uma medalha de ouro, apesar de ser cotado para vencer ao menos metade das 14 categorias.