Topo

Japonês bicampeão olímpico no judô é condenado por abusar sexualmente de menor de idade

Masato Uchishiba sorri ao receber a medalha de ouro conquistada em Atenas-2004 - Ben Curtis/AP
Masato Uchishiba sorri ao receber a medalha de ouro conquistada em Atenas-2004 Imagem: Ben Curtis/AP

Do UOL, em São Paulo

01/02/2013 08h24

O judoca bicampeão olímpico Masato Uchishiba, 34 anos, foi condenado a cinco anos de prisão após ser julgado culpado da acusação de ter abusado sexualmente de uma aluna menor de idade, em 2011. Uchishiba conquistou o ouro nas Olimpíadas de Atenas 2004 e Pequim 2008, na categoria até 66 kg.

O japonês foi acusado de ter tido relações sexuais com a menor em um hotel de Tóquio, enquanto a garota estava embriagada e inconsciente. Uchishiba havia se declarado inocente e, na defesa do caso, afirmou que a relação foi consensual.

A garota era treinada por Uchishiba na equipe de judô da Universidade de Enfermagem e Serviços Sociais de Kyushu, no sul do Japão. O bicampeão olímpico treinava na universidade desde janeiro de 2011 – havia se aposentado do esporte em novembro de 2010.

Não é o primeiro escândalo no judô japonês nesta semana. O técnico da seleção feminina do Japão, Ryuji Sonoda, foi acusado por atletas de agredi-las com espadas de bambu durante os treinos.

O presidente da Federação de Judô, Koshi Onozawa, assegurou que Sonoda e outros treinadores admitiram os fatos e foram advertidos pela entidade. Porém, ninguém foi suspenso. Sonoda declarou que irá pedir demissão.