Topo

Vídeos

Sósia de Dedé, suplente de Camilo em Mundial quer apoio de ônibus fretado

Eduardo Santos tem a missão de substituir Tiago Camilo no Mundial de judô do Rio de Janeiro - Rodrigo Paradella/UOL
Eduardo Santos tem a missão de substituir Tiago Camilo no Mundial de judô do Rio de Janeiro Imagem: Rodrigo Paradella/UOL

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/08/2013 06h00

A semelhança com o zagueiro Dedé, ex- Vasco e atualmente no Cruzeiro, fica apenas no aspecto físico. Habituado com os tatames ao invés dos gramados, a missão do judoca paulista Eduardo Santos é substituir o veterano Tiago Camilo, cortado do Mundial da modalidade por uma lesão no ombro direito na última terça-feira, às vésperas da competição, que começa no próximo dia 26, no Maracanãzinho.

Quando se apresentou à seleção brasileira, na tarde da última terça-feira, o judoca ainda pensava que participaria do Mundial apenas da disputa por equipes. Eduardo ficou sabendo do corte do amigo Tiago Camilo poucas horas antes do primeiro treino com a delegação, realizado à tarde na Escola de Educação Física do Exército, na Urca.

“A notícia se espalhou quando ainda estava no voo para o Rio. Quando cheguei os outros atletas foram logo me dando os parabéns, mas não quiseram me dizer o porquê. Mas, logo depois, participei de uma reunião com a comissão técnica que me avisou. Fico feliz em poder participar de um Mundial no Rio, mas triste pelo Tiago Camilo, que é uma boa pessoa e tem muito potencial”, contou o judoca.

Segundo Eduardo, a sua família recebeu com empolgação a notícia de que ele disputará o Mundial também na categoria individual até 90kg. Nascido na cidade de São Paulo, o judoca espera que familiares e amigos fretem um ônibus para comparecer ao Maracanãzinho na data de sua luta, dia 30 de agosto (sexta-feira).

“Tenho familiares que sempre me acompanham em competições. Com essa notícia de que lutarei no Mundial aqui do Rio, acredito que já estejam até fretando um ônibus para vir para cá. A torcida será grande. A minha esposa está em Porto Alegre e deve vir também”, explicou Eduardo, que fora da seleção brasileira defende a Sogipa, na capital gaúcha.

Substituir Tiago Camilo não será tarefa fácil para o judoca de 30 anos. Apesar de experiente, ele está apenas na 38ª posição do ranking, colocação bem abaixo da 6ª do companheiro. Além disso, o hoje titular da categoria até 90kg foi campeão no último Mundial realizado no Rio de Janeiro, em 2007.

“Tem um peso grande, porque o Tiago já representou bem o Brasil aqui dentro em 2007, deu conta do recado. Foi em outra categoria [até 81kg], mas meu objetivo é ir tão bem quanto ele foi ou até superá-lo”, disse o judoca, otimista.

Dez centímetros mais baixo que o zagueiro do Cruzeiro, Eduardo procura fugir das comparações com Dedé por medo das brincadeiras dos companheiros de seleção brasileira.

“Não sei, pode até ser parecido. Mas se os caras aqui da seleção ficarem sabendo vão ficar loucos. Vão me botar o apelido e aí minha paz de vez”, encerrou o judoca, aos risos.