Topo

Kitadai é eliminado e chora após derrota no Mundial de judô; Sarah avança

Kitadai sofreu duas punições antes tomar o wazari que consolidou a derrota - Fernando Soutello/AGIF
Kitadai sofreu duas punições antes tomar o wazari que consolidou a derrota Imagem: Fernando Soutello/AGIF

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/08/2013 12h04

O brasileiro Felipe Kitadai foi eliminado logo na primeira luta do Mundial de judô após perder para o sul-coreano Jin Won Kim, na manhã desta segunda-feira (26). Kim dominou o combate pela categoria até 60kg desde o início e conseguiu encaixar o wazari que deu a vitória ao coreano. Já a campeã olímpica Sarah Menezes venceu a turca Ebru Sahin, por ippon, e se classificou para a semifinal da categoria até 48kg.

Kitadai priorizou a defesa logo no começo da luta contra o coreano, mas acabou sendo punido por falta de combatividade. Na sequência, partiu para cima do rival, mas não conseguiu completar os golpes, antes de receber nova punição. Após conseguir o wazari, Kim trabalhou a luta de chão, administrou a vantagem e conseguiu a classificação.

Após a luta, Kitadai agradeceu ao apoio da torcida mesmo após a derrota. "A torcida estava junto, não me abandonou", disse chorando o judoca brasileiro, que afirmou que a estratégia para o combate não foi bem sucedida. Kitadai contou ainda que o coreano se saiu melhor ao ter como objetivo na luta forçar uma punição.

"Ele conseguiu duas punições que me forçaram a fazer um golpe que ele contra-atacou. Soube usar a vantagem que conquistou", explicou Kitadai, que viu um confronto equilibrado com o coreano.

"Foi uma luta parelha, bem disputada. Talvez tenha pecado pelo excesso, por ter entrado no momento em que não precisava", disse o brasileiro. "Nas Olimpíadas fizemos uma luta muito dura, e aqui não seria diferente", completou.

"Não diria que foi a derrota mais dura da minha carreira por ter sido em casa. Toda derrota é ruim. Mas é o começo de um ciclo. Em 2009, depois das Olimpíadas de Pequim, eu não estava nem no Mundial. Vou trabalhar para daqui a três anos estar melhor ainda. Com certeza vou tirar uma lição disso tudo que vivi", encerrou.

Já Sarah Menezes derrotou a turca Ebru Sahin e se classificou para a semifinal da categoria até 48kg. Sarah conseguiu um ippon a 1 minuto e 11 segundos do fim da luta e agora só volta a lutar depois das 16h, no bloco final do torneio, contra a mongol Urantsetseg Munkhbat.