Topo

Sarah exalta reação por bronze, mas admite que faltou iniciativa na semi

Rodrigo Paradella

Do UOL, do Rio de Janeiro

26/08/2013 17h23

A medalha de bronze não era o que a judoca Sarah Menezes queria conquistar no Mundial de judô do Rio de Janeiro, mas a atleta se mostrou satisfeita por ter reagido bem à derrota na semifinal para a mongol Urantsetseg Munkhbat e conquistado o terceiro lugar na competição pouco depois. No entanto, a piauiense admitiu que faltou iniciativa na luta que definiu sua saída da briga pelo ouro.

"Meu objetivo nesse Mundial era o ouro, e outra vez não consegui. Mas vou continuar batalhando porque no próximo ano tem mais. Faltou derrubar a mongol. Consegui jogá-la no fim, mas a mesa não marcou. Fica como aprendizado para que tome mais iniciativa. Faltou mais isso durante a luta", admitiu Sarah Menezes após a conquista do terceiro bronze em mundiais na carreira.

O terceiro lugar, porém, não foi recebido com desdém por Sarah Menezes. A judoca exaltou o feito, conquistado com um ippon espetacular no último segundo do confronto com a norte-coreana Sol Mi Kim.

“Levantei a cabeça, e desde o início entrei como se fosse a minha primeira luta. Era uma rival muito forte, com muito trick trick, como a gente diz no judô. Tive que esperar o momento certo para vencer a luta”, declarou a brasileira em entrevista para a Sportv.

“Olhei para o relógio, vi que faltavam dez segundos para o fim da luta e pensei: agora ela vai entrar. Quando ela entrar, dou a passada para aplicar meu golpe. E deu certo”, descreveu.

Este é o terceiro bronze de Sarah Menezes em Mundiais. Antes, ela havia chegado na mesma colocação em Tóquio (2010) e Paris (2011).

“Graças a Deus fiquei com o bronze. Agora é continuar nesse caminho mais importante que é a Olimpíada do Rio. Ganhar e perder, faz parte do jogo”, minimizou a judoca.

Algoz de Sarah ficou com o ouro; japonês venceu 60kg masculino

Após eliminar Sarah Menezes na semifinal, a judoca mongol Urantsetseg Munkhbat bateu a japonesa Haruna Asami na grande decisão e ficou com o título mundial da categoria. Já a belga Charline Van Snick ficou com o outro bronze em disputa.

Já na categoria até 60kg masculino, o campeão mundial foi o japônes Nahoisa Takato, que venceu o mongol Amartuvshin Dashdavaa na decisão do torneio. O brasileiro Felipe Kitadai foi eliminado da disputa logo na primeira luta.