Topo

Chibana sofre ippon nos últimos segundos e lutará por bronze

Charles Chibana (azul) acabou derrotado pelo japonês Masashi Ebinuma na semifinal do Mundial - Marcio Rodrigues / MPIX
Charles Chibana (azul) acabou derrotado pelo japonês Masashi Ebinuma na semifinal do Mundial Imagem: Marcio Rodrigues / MPIX

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/08/2013 16h44

O judoca Charles Chibana não conseguiu repetir o feito Érika Miranda e caiu nas semifinais do Mundial de judô do Rio de Janeiro. O atleta sofreu uma queda quando restavam menos de 20 segundos e acabou perdendo com um ippon por imobilização do japonês Masashi Ebinuma. O brasileiro voltará ao tatame mais tarde para disputar o bronze da categoria até 66kg masculino contra o também nipônico Masaaki Fukuoka.

Chibana fazia um Mundial impecável até a derrota na semifinal. O judoca havia vencido todas as suas quatro lutas por ippon e dominado todos os combates com muita técnica. O japonês, no entanto, foi o primeiro grande desafio do brasileiro na competição.

Após empurrar Érika Miranda para a final, a torcida brasileira tentou repetir o clima de caldeirão na luta de Charles Chibana. A tensão do duelo, no entanto, passava para arquibancada, que passou grande parte do tempo mais silenciosa que de costume em lutas de brasileiros.

O duelo era disparado a mais duro de Chibana no dia, até mesmo na disputa pela atenção do público. Um grupo de cerca de 30 torcedores japoneses tentava incentivar Ebinuma, enquanto o restante do ginásio vaiava os movimentos do atleta nipônico.

Chibana liderou grande parte do confronto apenas por uma advertência dada ao japonês, que conta como critério de desempate na nova regra do judô, mas acabou sofrendo uma queda quando o cronômetro marcava pouco menos de 20 segundos para acabar o confronto. Com um ippon por imobilização, o visitane venceu o duelo nos instantes finais.