Topo

Érika Miranda vence romena e garante no mínimo a prata no Mundial

Érika Miranda venceu atleta romena e garantiu no mínimo a prata no Mundial - Leandra Benjamin/MPIX
Érika Miranda venceu atleta romena e garantiu no mínimo a prata no Mundial Imagem: Leandra Benjamin/MPIX

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/08/2013 16h19

Empurrada pela torcida no Maracanãzinho, Érika Miranda bateu a romena Andreea Chitu com um wazari, conquistou uma vaga na decisão do Mundial de judô do Rio de Janeiro na categoria até 52kg feminino e garantiu ao menos uma prata na competição. A atleta fará a primeira decisão com a presença de um brasileiro nesta edição da competição contra Majlinda Kelmendi, do Kosovo.

Antes mesmo de fazer a decisão do torneio, Érika Miranda já igualou os melhores resultados de judocas brasileiras em mundiais. Apenas Mayra Aguiar e Rafaela Silva haviam conseguido o feito entre as mulheres. O ouro seria o primeiro da história das mulheres do país na competição.

Assim como no primeiro dia de Mundial, o Maracanãzinho foi lotado por crianças no período da tarde. A empolgação infantil transformou o ginásio num verdadeiro caldeirão para as semifinais. Ao som de "We Will Rock You", a arquibancada da arena quase veio abaixo na entrada de Érika Miranda para a luta.

Sem muito conhecimento das regras, a torcida a cada queda no tatame. Mas foi quando Érika marcou um wazari que o ginásio incendiou de vez. Visivelmente empolgada com o apoio, a judoca cresceu no combate. A romena que arriscava golpes no início da luta passou a ver a dona da casa administrar com competência o confronto até o cronômetro encerrar a contagem para delírio da arquibancada.