Topo

Dia 2 do Mundial começa com brasileiros eliminados; Chibana e Érika avançam

Eleudis Valentim acabou eliminada na segunda luta - Marcio Rodrigues / MPIX
Eleudis Valentim acabou eliminada na segunda luta Imagem: Marcio Rodrigues / MPIX

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/08/2013 11h10

A terça-feira começou com eliminações de atletas brasileiros no Mundial de judô do Rio de Janeiro. Já nos combates iniciais, Luiz Revite e Eleudis Valentim foram derrotados das categorias até 66kg e até 52kg, respectivamente. Já Charles Chibana venceu suas duas primeiras lutas e está nas oitavas de final do torneio. Érika Miranda também avançou na competição ao triunfar na estreia.

Valentim e Revite foram derrotados por favoritos de suas categorias. O judoca perdeu para o sul-coreano Cho Jun-Ho, quinto do ranking na categoria até 66kg, enquanto a sua companheira perdeu para Yuki Hashimoto, quarta do ranking até 52kg. 

Disputando seu primeiro mundial, Valentim mostrou muita tristeza e chorou muito após a derrota por imobilização. A judoca teve de ser consolada por integrantes da comissão técnica brasileira antes de se dirigir para a zona mista do evento. Em sua primeira luta no torneio, ela havia derrotado a argentina Abi Betsabe Cardozo Madaf, mas não resistiu à japonesa. 

"Fiquei muito triste porque senti que poderia lutar por uma medalha apesar de ser meu primeiro mundial. Não poderia ter deixado a japonesa levar a luta para o solo porque é a grande arma dela, mas é trabalhar para corrigir", lamentou a judoca de apenas 21 anos, aos prantos.

Já Luiz Revite mostrou tranquilidade com a derrota. Assim como Eleudis Valentim, o judoca entrou na disputa por opção da Confederação Brasileira de Judô, que tem um número limitado de vagas extras por categoria. Na maioria delas, o país tem apenas um lutador. Charles Chibana e Érika Miranda estão mais bem posicionadas que a dupla no ranking mundial e tinham as vagas principais. 

A melhor início de competição nesta terça foi de Charles Chibana. O judoca bateu o equatoriano Israel Verdugo apresentando consistência em sua primeira luta na competição. O brasileiro é um dos favoritos da categoria até 66kg, com sétima posição do ranking. Ele derrubou o adversário na estreia com apenas 2min28 de confronto. Na segunda luta, contra o canadense Patrick Gagne, o brasileiro voltou a mostrar competência e venceu por novo ippon.

Última brasileira a subir no tatame na manhã desta terça-feira, a judoca Érika Miranda estreou com uma difícil vitória na categoria até 52kg contra a holandesa Birgit Ente. Apesar de ser contra a 42ª do mundo, a luta só foi definida por ippon quando o cronômetro tinha apenas 17 segundos restantes.

Érika Miranda enfrentará a russa Natalia Kuziutina nas oitavas do torneio, enquanto Charles Chibana duelará com o israelense Tal Flicker por uma vaga nas quartas de final da competição. O brasileiro é franco favorito para o combate, já que encara o 60º colocado do ranking mundial.

*Atualizado às 12h25.