Topo

Rússia usa Putin como garoto-propaganda para promover Mundial de judô

Presidente Vladimir Putin em material de divulgação do Mundial de judô da Rússia  - Reprodução
Presidente Vladimir Putin em material de divulgação do Mundial de judô da Rússia Imagem: Reprodução

Rodrigo Farah e Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/08/2013 06h00

Nenhum campeão olímpico ou atleta da seleção. A Rússia vai usar em um nome bem diferente para promover o Mundial de judô que será realizado na cidade de Chelyabinsk, em 2014. A organização do torneio aposta na imagem de ninguém menos que o presidente Vladimir Putin, amante e praticante da modalidade desde criança, que será usado como garoto-propaganda do evento. 

Putin começou a praticar a arte marcial japonesa quando tinha 11 anos e hoje é um mestre graduado com o sexto “dan”- faixa vermelha e branca, que vem depois da preta. O político chegou até a lançar um DVD intitulado “Vamos aprender judô com Vladimir Putin”, onde ensina suas técnicas.

Por conta disso, a figura de Putin foi usada até mesmo no logotipo oficial do Mundial– que mostra um homem sentado de kimono. Além disso, ele deverá acompanhar a competição de perto em agosto do ano que vem.

“Ele é o presidente, então não temos como prometer nada, pois tem suas obrigações com o país em primeiro lugar. Mas ele dá grande apoio para a competição e deve comparecer para assistir as lutas”, comentou a diretora de comunicação da Federação Russa de Judô, Maria Tikhonravova, lembrando que Putin esteve presente nas Olimpíadas de Londres-2012 para ver o judô.

“O judô ensina autocontrole, habilidade de sentir o momento e poder para enxergar as forças e fraquezas do oponente para conquistar os melhores resultados. Essas são características essenciais para qualquer político”, afirmou o presidente em seu site oficial.

Mas a imagem de Putin não é o único trunfo do evento. A organização do Mundial também aposta na paixão pelo judô dos habitantes de Chelyabinsk – uma espécie de capital russa do judô - para promover um torneio de sucesso. Além de contar com um centro de treinamento da arte marcial, a cidade localizada no sul dos Montes Urais tem é a base de parte da atual seleção russa.

“A cidade se juntou para receber o Mundial. Os cidadãos querem receber o evento de braços abertos, e este foi um dos principais motivos que levaram o campeonato para lá. Todos conhecem o esporte e gostam muito”, explicou Maria Tikhonravova.