UOL Esporte Lutas
 
19/03/2006 - 09h40

Empate mantém "A Rocha" com cinturão dos pesados

Das agências internacionais
Em Atlantic City (EUA)
O norte-americano Hasim "A Rocha" Rahman manteve o título dos pesados do Conselho Mundial de Boxe no sábado após o veredito dos juízes da luta contra o seu compatriota James Toney apontar para um empate.

Reuters
Apesar da maior estartua, Rahman (esquerda) aceitou o "in fight" do desafiante, James Toney
A decisão foi difícil, com dois dos três juízes considerando a luta igual. Apenas John Stewart deu a vitória para Rahman, computando 117 pontos para o campeão, contra 111 para o desafiante. Thomas Kaczmarek e Nobuaki Uratani deram 114 pontos para cada boxeador.

"Eu sou o campeão e acho que ganhei a luta limpamente. Mesmo sendo um empate, eu ainda sou o campeão", disse Rahman, que passa a ter um cartel com 41 vitórias, cinco derrotas e dois empates.

"Eu acho que venci por dois ou três pontos", rebateu Toney, agora com 69 vitórias, quatro derrotas e três empates.

A luta não teve nenhum nocaute e apenas Rahman saiu com algumas escoriações acima de seu olho esquerdo e no lábio inferior. Foi a primeira vez em que ele colocou seu cinturão em jogo.

A luta
A maior estatura poderia ter feito Rahman manter o rival à distância com seus jabs, mas ele preferiu entrar no jogo de Toney e, dentro do raio de ação do desafiante, apostou em sua potente direita.

"Eu estava bem com esta tática", disse Rahman. "Estava confortável apesar de a tática prevista ser o uso do jab", revelou o campeão.

Toney, ex-campeão em outras categorias, esperou o ímpeto inicial do adversário passar para começar a soltar seus cruzados de direita e uppercuts.

No terceiro assalto, Toney encaixou três cruzados de direita, mas tomou um direto de direita no contra-ataque, que o fez recuar no tablado.

Rahman sofreu o corte no lábio no sétimo assalto e, no oitavo, após uma dura troca de golpes nas cordas, teve seu supercílio ferido.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host