UOL Esporte Lutas
 
31/03/2006 - 09h05

Cidade chinesa desiste de prestar homenagem a Tyson

Das agências internacionais
Em Pequim (China)
A cidade de Luodian, que fica no subúrbio de Xangai (China), desistiu de prestar uma homenagem a Mike Tyson. O boxeador, ex-campeão mundial dos peso pesados, havia recebido a condecoração de cidadão honorário;

Governantes locais, entretanto, desistiram de prestar a homenagem por causa da reputação do pugilista, segundo informaram jornais chineses, nesta sexta-feira.

Integrantes da comunidade alegaram que a homenagem "Não seria apropriada", segundo informou o vice-prefeito de Luodian, Wang Qiquan, em entrevista ao jornal "Shangai Daily".

"Será a primeira vez que Tyson visitará nossa cidade, e ele nunca fez nenhuma outra contribuição", afirmou o governante. "Ele também esteve envolvido em muitos escândalos."

Tyson, que está em Xangai para abrir uma boate, não comentou o caso. A intenção dos governantes era fazer com que a homenagem a Tyson atraísse a atenção à cidade, uma área industrial ao norte de Xangai.

Tyson ficou três anos preso, condenado por estupro. No boxe, a atitude de maior repercussão foi quando mordeu a orelha de Evander Holyfield em um combate que valia o título mundial dos pesados, em 1997.

A carreira de Tyson aparentemente chegou ao fim no ano passado, quando ele abandonou a luta contra o irlandês Kevin McBride. Depois disso, ele fez uma série de aparições para arrecadar dinheiro com o intuito de acabar com dívidas de mais de US$ 30 milhões.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host