UOL Esporte Lutas
 
07/05/2006 - 09h51

De la Hoya vence na volta aos ringues depois de 20 meses

Das agências internacionais
Em Nova York (EUA)
O norte-americano Oscar de la Hoya teve um retorno impressionante aos ringues. O pugilista derrotou Ricardo Mayorga, de Nicarágua, por nocaute no sexto assalto, na noite deste sábado, e conquistou o título do peso médio-ligeiro do CMB (Conselho Mundial de Boxe).

Reuters
Oscar de la Hoya não deu chances ao boxeador nicaragüense e arrebatou o título
Sem mostrar sinais de má forma física, o boxeador, de 33 anos de idade, foi devastador na luta que ele considera a penúltima de sua carreira, que inclui uma medalha de ouro olímpica e títulos em seis categorias diferentes.

De la Hoya, que venceu 38 das 42 lutas que disputou, sendo 30 por nocaute, não atuava desde setembro de 2004, quando foi derrotado por Bernard Hopkins por nocaute no nono assalto. Entretanto, parece que ele descontou todo esse período de inatividade em Mayorga.

O norte-americano dominou o combate com certeiros socos de direita e um potente gancho de esquerda, que deixaram Mayorga andando ao redor do ringue. Com esse controle, mandou o nicaragüense para a lona pela primeira vez com apenas um minuto de luta.

A partir daí, Mayorga, que sofreu a primeira derrota na carreira de 34 lutas, pouco pôde fazer para reverter a desvantagem. No sexto round, ele voltou a cair no começou, mas teve força para se reerguer. Quando faltava 1min25s, o nicaragüense foi finalmente nocauteado.

Os boxeadores travaram uma grande disputa verbal antes do combate. Mayorga, chamado de "El Matador", chegou a questiionar a sexualidade de De la Hoya para provocá-lo e, antes da luta, eles nem tocaram as luvas como cumprimento.

No fim, o nicaragüense se desculpou pelas declarações polêmicas. "Você é um grande campeão e um grande lutador. Peço desculpa por tudo que eu te disse", afirmou Mayorga, que foi prontamente aceito por De la Hoya. "Eu te perdôo", replicou o campeão.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host