UOL Esporte Lutas
 
11/05/2006 - 19h19

Rival de De la Hoya é flagrado em antidoping

Das agências internacionais*
Em Las Vegas (Estados Unidos)
Ricardo Mayorga, da Nicarágua, foi derrotado por Oscar de la Hoya, na disputa pelo título dos médio-ligeiros do CMB (Conselho Mundial de Boxe), apesar de ter subido ao ringue com uso de doping.

O pugilista de 33 anos foi pego com a substância proibida furosemida, mais conhecida como Lasix, segundo informou Keith Kizer, advogado da Comissão dos Atletas do estado de Nevada, nos EUA.

A Comissão Atlética de Nevada pode dar uma suspensão a Mayorga e reter parte da premiação do atleta, entregue pela rede de TV responsável pela transmissão da luta em sistema "pay-per-view".

De la Hoya venceu o combate por nocaute técnico no sexto round, em uma luta que tinha 12 assaltos marcados. A luta marcou o retorno do mexicano naturalizado norte-americano depois de um recesso de 20 meses.

Mayorga teria uma bolsa garantida de US$ 2 milhões, além de uma porção da venda arrecadada pelo "pay-per-view".

Ele é o segundo pugilista da Nicarágua envolvido com doping nos últimos dois meses, após lutas em Las Vegas. Antes, Rosendo Alvarez também foi flagrado com a mesma substância depois de perder para o mexicano Jorge "Travieso" Arce.

"Achamos que algum treinador ou preparador físico na nicarágua deve estar recomendando a substância para os atletas", disse Alan Hopper, porta-voz da Don King Promotions, que representa Mayorga.

* Atualizada às 20h44

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host