UOL Esporte Lutas
 
13/05/2006 - 09h13

Sertão defende título mundial dos penas em combate nos EUA

Por Eduardo Ohata*
Enviado especial da Folhapress
Em Boston (EUA)
O brasileiro Valdemir Pereira, o Sertão, faz neste sábado, em Boston, a primeira defesa do título dos penas (até 57,1 kg) da FIB para uma audiência representada, nos EUA, só por formadores de opinião.

VALDEMIR PEREIRA X ERIC AIKEN
Brasil
31 anos
1,70 m
C.das Almas (BA)
EUA
26 anos
1,86 m
Forrestville
SertãoApelidosSuper Mouse
23Vitórias15
15Nocautes12
0Derrotas4
Campeão dos penas (até 57,1 kg)Posição no ranking13º dos supergalos (até 55,3 kg)
Seu combate não será transmitido pela rede norte-americana de TV a cabo HBO, apesar de ser a principal preliminar de uma luta exibida pela emissora, conhecida por pagar bolsas milionárias.

Na TV dos EUA, a principal "preliminar" de Hatton x Colazzo será a repetição de Oscar de la Hoya x Ricardo Mayorga, exibido em pay-per-view no sábado passado.

O investimento para Sertão lutar na programação que acontece em Boston, conhecida pelo grande número de brasileiros, é de, no mínimo, US$ 100 mil, valor de sua bolsa. Além desse número, há também o pagamento do adversário, o norte-americano Eric Aiken, e despesas com passagens aéreas, hotel, alimentação etc.

O objetivo do promotor de Sertão, Arthur Pelullo, é aproveitar a exposição à mídia, que estará em Boston para assistir à luta de fundo entre Luis Collazo e Ricky Hatton, "lutador do ano de 2005" segundo a revista "The Ring", ESPN e a Associação dos Cronistas de Boxe da América. O promotor quer despertar o interesse dos executivos da HBO em Sertão.

"Se ele vencer de forma impressionante, por nocaute ou com várias quedas do rival, abrirá as portas da HBO", argumentou ele.

Na emissora, o vice-presidente sênior de Esportes, Kery Davis, aponta que Sertão poderia participar de seu elenco dos penas. "Temos [Manny] Pacquiao, [Erik] Morales, [Marco Antonio] Barrera. Há vários 'nomes' e queremos saber se Pereira tem a pegada ou habilidade para competir com eles", afirma.

Ao ser questionado pela "Folha de S.Paulo" se uma opção mais econônica não seria enviar teipes de Sertão à rede de TV, Pelullo se irritou.

"É claro que já fiz isso. Você sabe quantos lutadores enviam teipes para eles? Centenas", diz.

Americano diz que apelido vem dos nocautes
O norte-americano Eric Aiken, 26, desafiante de Sertão, 31, credita a seus nocautes o apelido de Super Mouse, referência ao desenho animado cujo personagem principal tinha como bordão a frase "Super Mouse, seu amigo, vai salvá-la do perigo...".

"Sempre me chamaram de [rato], não sei se me acham parecido com um. Mas, depois que comecei a lutar e apareceram os nocautes, foi aí que surgiu o 'Super'", conclui Aiken, que tem no cartel 15 vitórias, 12 delas por nocaute, e 4 derrotas.

Nas costas do uniforme usado por seu time, há o desenho do personagem do desenho animado, que um de seus técnicos, sorrindo, fez questão de exibir à reportagem.

Durante a entrevista coletiva, Sertão provocou Super Mouse, que vem do melhor resultado de sua carreira, uma vitória sobre o ex-campeão Tim Austin e que disputaria eliminatória pelo título dos penas da AMB, caso não tivesse aparecido a chance de lutar esta noite.

"Que no sábado vença o melhor... que sou eu", disse Sertão. "Cartéis não querem dizer nada", respondeu Aiken, em uma alusão ao currículo invicto do brasileiro, que venceu seus 24 combates, 15 por nocaute. "Nunca havia visto ou ouvido falar do Pereira antes."

A equipe do brasileiro disse que, em termos técnicos, a substituição do rival -antes pegaria o inglês Esham Pickering- não preocupa.

Na TV - Rede TV!, ao vivo, a partir das 23h15

*O jornalista Eduardo Ohata viajou a convite da Banner Promotions

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host