UOL Esporte Lutas
 
14/05/2006 - 00h31

Sertão é desclassificado e perde título mundial

Da Redação
Em São Paulo
O pugilista Valdemir Pereira, o Sertão, perdeu neste sábado o cinturão de campeão mundial dos penas (até 57,1 kg) da FIB (Federação Internacional de Boxe). O brasileiro foi desclassificado no combate contra o norte-americano Eric Aiken, no TD Banknorth Garden, em Boston, nos Estados Unidos.

Reuters
Sertão (à dir.) perde cinturão dos penas para americano após ser desclassificado
Sertão foi desqualificado no oitavo assalto, após um golpe baixo de esquerda. O juiz já havia descontado pontos do brasileiro devido à mesma situação nos terceiro, sexto e sétimo assaltos.

Segundo reportagem da "Folha de S.Paulo", Sertão estava preocupado com uma possível parcialidade da arbitragem no combate, por enfrentar um atleta local.

Bastante insatisfeito com a desclassificação, Sertão precisou ser contido por seu staff no ringue. "Vou pedir uma revanche. Não é à toa que é norte-americano", afirmou o brasileiro à rede de TV responsável pela transmissão do combate.

A luta contra Aiken foi bastante equilibrada. O brasileiro iniciou bem o combate, levando a melhor nos três primeiros assaltos.

Mas foi Aiken quem conseguiu o primeiro golpe, quando derrubou Sertão com um cruzado de esquerda. Neste momento, o brasileiro ficou um pouco desorientado no ringue, mas conseguiu resistir à pressão até soar o gongo.

No quinto assalto, Sertão voltou à lona, mas disse ao juiz que não foi derrubado. Ainda assim, foi aberta a contagem. No sexto round, o brasileiro conseguiu se recompor e distribuiu diversos golpes contra Aiken, que, porém, demonstrou boa resistência e assimilação.

Esta foi a primeira derrota da carreira de Sertão, que tem 23 vitórias (15 por nocaute). Aiken tem cartel de 16 vitórias e quatro derrotas.

O Brasil agora volta a ter apenas um campeão mundial, que é Acelino "Popó" Freitas, dono do cinturão dos leves da OMB (Organização Mundial de Boxe).

Popó, aliás, estava presente no ginásio, acompanhando alguns de seus atletas. O boxeador, que desenvolve paralelamente a função de empresário, chegou a conversar com Sertão no ringue após a decisão contestada da arbitragem.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host