Confederação Brasileira de Taekwondo afasta presidente e investiga irregularidades

Jorge Corrêa

Em São Paulo

  • Divulgação/CBTKD

    Presidente afastado da Confederação Brasileira de Taekwondo, Jung Roul Kim, com atletas brasileiros. Natália Falavigna, de vermelho mais a direta na foto, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, realizados em 2008

    Presidente afastado da Confederação Brasileira de Taekwondo, Jung Roul Kim, com atletas brasileiros. Natália Falavigna, de vermelho mais a direta na foto, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, realizados em 2008

Responsável por uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, o taekwondo brasileiro está passando por um momento de crise. Na última semana, o presidente da confederação brasileira da modalidade, Jung Roul Kim, foi afastado por uma assembleia extraordinária das federações estaduais acusado de gestão temerária.

"Convocamos a assembleia, conforme determinação das federações, por conta de uma suspeita de algumas irregularidades", explicou o presidente em exercício, Carlos Fernandes, ao UOL Esporte. "Os presidentes dos estados assumiram a frente da reunião e decidiram pelo afastamento por 90 dias para que fosse feita uma sindicância."

Agora, a Confederação Brasileira de Taekwondo está passando por uma investigação interna que tem prazo máximo de 90 dias para ser concluído. Segundo o atual mandatário, dificilmente Jung Roul Kim voltará ao cargo. "Logo na assembleia já foram apresentados documentos, muitas provas. Ele teve direto de defesa, mas mesmo assim houve o afastamento."

"A situação dele está muito complicada. Vai ter de se explicar muito. No dia da reunião, já tínhamos conhecimento de algumas coisas, mas agora estamos descobrindo muitas outra, principalmente depois que pegamos os computadores. A auditoria esta cuidando disso e está caminhando muito bem", completou.

Carlos Fernandes não quis revelar o teor das irregularidades, para não atrapalhar as investigações, mas acredita que a sindicância deverá ser concluída em até 30 dias. Depois disso, uma nova assembleia será convocada para decidir o futuro de Kim, que foi procurado pela reportagem do UOL Esporte, mas não atendeu o telefone.

Se o mandatário for afastado definitivamente, Fernandes, como vice-presidente eleito, será efetivado no cargo e concluirá o mandato, que começou apenas em 2009 e vai até março de 2013, quando acontecerá uma nova eleição geral na entidade.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos