UOL Esporte Lutas

Top 5 - As melhores lutas de MMA de 2010

Não foi uma decisão fácil, mas a redação do UOL Esporte se reuniu para tentar eleger as cinco melhores lutas de MMA do ano de 2010. Os votos foram muitos, os debates também, mas no final, acreditamos que os cinco combates abaixo reúnem o que de melhor foi apresentado nos ringues nesta temporada. Veja se você concorda.

Anderson Silva x Chael Sonnen

AP Photo

Essa luta provavelmente vai entrar para a história do MMA como a maior virada no mundo das lutas. Apesar de ser apontado como maior lutador peso-por-peso da atualidade, Anderson Silva surpreendeu o público, mas de forma negativa. Foi dominado por Chael Sonnen e apanhou por quatro rounds no UFC 117. Mas quando poucos imaginavam uma reação, o brasileiro encaixou um triângulo com 3min10 do quinto round e manteve o cinturão dos pesos médios. Depois, ficou-se sabendo que Silva lutou com uma costela fraturada e Sonnen foi flagrado no antidoping.

CONFIRA COMO FOI O UFC 117

ANDERSON: MAL CONSEGUIA RESPIRAR


Fabrício Werdum x Fedor Emelianenko

Esther Lin/Strikeforce/Divulgação

Se alguém apostou no brasileiro Werdum nessa luta, provavelmente ganhou muito dinheiro. Apesar de ter boa passagem pelo UFC, poucos imaginavam na possibilidade de ele vencer a lenda do MMA Fedor Emelianenko no Strikeforce. Mas o mundo viu a queda de um mito. Depois de ter aguentado os primeiros golpes - os pesados diretos do russo - Fabrício surpreendeu os fãs do esporte ao pegar o braço de Fedor e não soltar mais. Com seu jiu-jitsu afiado, encaixou um triângulo com uma chave de braço e fez o russo dar os três tapinhas com apenas 1min09 de luta.

VEJA COMO FOI A VITÓRIA DE WERDUM

FABRÍCIO PASSA POR CIRURGIA


Brock Lesnar x Shane Carwin

Eric Jamison/AP

Considerado praticamente imbatível, Brock Lesnar sentiu o peso de ficar um ano longe dos ringues. Recuperado de uma diverticulite que pôs sua carreira em risco, ele defendia seu cinturão dos pesos pesados pela primeira vez depois de tê-lo unificado no histórico UFC 100. Teve pela frente um Carwin invicto. Com 12 vitórias no primeiro round em 12 lutas até então, Shane partiu para cima e não teve problemas machucar o campeão. Mas Brock sobreviveu aos 5min iniciais e reagiu: levou o desafiante para o chão e conseguiu um triângulo de braço para manter o cinturão.

RELEMBRE A VITÓRIA DE LESNAR

CAIN DERROTA BROCK E É CAMPEÃO


Anthony Pettis x Ben Henderson

WEC/Divulgação

A última edição da história do WEC não poderia ter sido encerrada de melhor maneira. A disputa do cinturão dos leves deu ao público uma das lutas mais memoráveis do ano, ou de todo o torneio. Além de ter dominado o então campeão por toda a luta, Anthony Pettis protagonizou o golpe mais cinematográfico do MMA. Dando um impulso na grade, ele acertou Ben Henderson com um chute do rosto, o levando ao chão. A vitória de Pettis veio apenas por pontos, em decisão unânime dos juízes, mas o novo campeão vai com moral para unificar título do UFC com seu 'walking the cage'.

ASSISTA AO GOLPE NINJA

CONFIRA COMO FOI O ÚLTIMO WEC


Leonard Garcia x Chan Sung Jung

WEC/Divulgação

O agora extinto WEC ficou conhecido por suas lutas muito movimentadas e esse embate da edição 48 foi o maior exemplo disso neste ano. Estando no card preliminar, Leonard Garcia e Chan Sung Jung, o Korean Zombie, fizeram um combate de muitas possibilidades, com chances de vitória para os dois lados. Knock-downs, raspagens, tentativas de chave... E o resultado veio apenas em decisão dividida dos juízes, que deram a vitória para Garcia, apesar dos protestos do público, que queriam o coreano vencedor. Mas ambos saíram fortalecidos com os elogios pós-luta.

RELEMBRE O PASSEIO DE JOSÉ ALDO

ALDO DIZ QUE LUTARIA EM JANEIRO


Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host