Topo

Em 11º lugar, Rosangela Conceição é a melhor brasileira no Mundial

Da Redação<br/> Em São Paulo

03/10/2005 16h51

A lutadora Rosangela Conceição, campeã pan-americana de 2005, conquistou o melhor resultado do Brasil no Campeonato Mundial de Luta Olímpica, encerrado neste domingo na Hungria. Ela ficou em 11º lugar na categoria até 72kg.

Rosangela foi derrotada na primeira luta pela japonesa Kyoko Hamaguchi, considerada a melhor lutadora da categoria. Após voltar ao tapete na repescagem, Rosangela venceu a atleta do Cazaquistão Olga Zhanibekova por 3 rounds a 0, mas acabou superada na fase seguinte pela chinesa Wang Jiao, campeã asiática de 2005.

"Rosangela fez uma grande participação no Mundial e lutou bem contra a japonesa, perdendo o combate por pouco. Não é apenas na vitória que se vê a evolução. O que ela mostrou indica que o caminho é exatamente este: o do intercambio internacional", diz Roberto Leitão, técnico da equipe brasileira.

Na última semana de outubro será realizado no Rio de Janeiro um treinamento com as equipes da Argentina e Chile. Em 2006, Rosangela Conceição e Juliana Borges viajam para os Estados Unidos, onde ficarão por dois meses.

"Os Estados Unidos têm a melhor equipe feminina das Américas e toda a estrutura para receber as atletas do Brasil", complementa Leitão.

Já os demais brasileiros no Mundial fizeram apenas uma luta na competição. Na categoria -48kg, Fernanda Perez foi derrotada, por superioridade, pela alemã Sigrun Dobner. O placar do combate foi de 4 rounds a 0.

A brasileira bicampeã pan-americana Juliana Borges (-63kg) não conseguiu vencer a polonesa Monika Rogien e perdeu por 3 a 1. Já Renato Migliaccio (-66kg, estilo greco-romano), foi superado pelo húngaro Levente Füredy por 3 a 0.