Topo

Jaoude tenta 12º título brasileiro seguido na luta olímpica

Da Redação<br/> Em São Paulo

07/04/2006 15h29

Imperador brasileiro na luta olímpica, Antoine Jaoude busca sábado, em São José dos Campos (SP), seu 12º título seguido no campeonato nacional da modalidade. Caso confirme o favoritismo, ele ainda garante seu lugar no Pan-Americano do esporte.

"Vencer o campeonato brasileiro é sempre importante e será uma marca na minha carreira. Porém, a cada ano o nível cresce e as lutas ficam mais difíceis. Espero fazer uma boa competição e garantir a vaga no Campeonato Pan-Americano", diz Jaoude.

O lutador foi o único representante do Brasil nos Jogos de Atenas, em 2004, levando o país de volta à competição depois de 12 anos, três edições, fora.

O campeonato continental de luta olímpica acontece em junho, no Rio de Janeiro. Todos os campeões das 21 categorias de peso nos estilos de luta Livre e Greco-Romana no Brasileiro têm vaga garantida no Pan-Americano.

"O Brasil a cada ano vem revelando novos atletas e o público que comparecer verá a elite da luta olímpica em ação. Com certeza teremos ótimos combates e conseguiremos formar uma seleção forte para o Campeonato Pan-Americano", afirma o técnico da seleção brasileira, Roberto Leitão.

Doze estados serão representados nas competições de sábado. Os favoritos são do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. A expectativa é de um número recorde de inscrições: 180 lutadores.

"Pela primeira vez teremos atletas do Ceará e de Santa Catarina num Campeonato Brasileiro. Fico muito satisfeito e essas duas novas federações mostram que o desenvolvimento da luta olímpica no Brasil está caminhando na direção correta", afirma Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas.