Haye derrota Valuev por pontos e fica com cinturão dos pesos-pesados da AMB
David Haye tomou o cinturão de Nikolay Valuev e se tornou o novo campeão dos peso-pesados da Associação Mundial de Boxe (AMB). O britânico derrotou o gigante russo por pontos. A luta foi realizada neste sábado em Nuremberg (Alemanha).
Desde 2003, um britânico não se sagrava campeão mundial de boxe entre os pesados. O último havia sido Lennox Lewis. Haye fez apenas sua terceira luta entre os peso-pesados, mas não se intimidou com o rival "gigante" - Valuev tem 2,13m de altura.
Haye começou a luta um pouco preso, mas logo dominou as ações contra Valuev. No último assalto, ele quase levou o russo a nocaute com uma boa sequência de golpes.
Esta foi a segunda derrota de Valuev. O russo havia perdido em abril de 2007 para Ruslan Chagaev, quando perdeu o cinturão. Ele o retomou em 2008 e o defendeu em dezembro do mesmo ano, em luta com Evander Holyfield.
Ao final da luta, o boxeador revelou, em entrevista à rádio BBC, uma dificuldade que precisou superar. "Tenho quase certeza de que quebrei minha mão, mas isso é um preço pequeno a se pagar. Eu acertei um golpe de direita no segundo ou terceiro assalto. Digo a vocês que a cabeça dele é sólida. Senti como se fosse um tijolo", disse Haye.
Na decisão dos jurados, Haye, de 29 anos, levou a melhor por 114-114, 116-112 e 116-112. O britânico agora conta com 23 vitórias em seu cartel - a maioria delas no período no qual se destacou na categoria cruzador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.