Topo

Haye sugere que os irmãos Klitschko devem se enfrentar; mãe já proibiu duelo

David Haye, no centro, está no caminho dos irmãos Wladimir (e) e Vitali Klitschko entre os pesados - Arquivo FI
David Haye, no centro, está no caminho dos irmãos Wladimir (e) e Vitali Klitschko entre os pesados Imagem: Arquivo FI

Do UOL Esporte

Em São Paulo

13/04/2010 10h57

Klitschko vs. Klitschko. Esse é o duelo que o campeão dos pesos pesados David Haye quer ver, além é claro de o britânico ter a intenção de desafiar os irmãos ucranianos. O detentor do cinturão da Associação Mundial de Boxe sugeriu que, em nome dos fãs, os irmãos Wladimir e Vitali Klitschko deveriam se enfrentar em um duelo unificatório de cinturões.

O boxe tem quatro cinturões importantes. Além do de Haye, dois estão com o caçula Wladimir (Federação Internacional e Organização Mundial de Boxe) e um com Vitali (Conselho Mundial de Boxe). A expectativa é de que o britânico enfrente um dos Klitschko num futuro próximo, o que em caso de vitória dos ucranianos deixaria a família com a hegemonia na categoria mais tradicional do boxe.

“Eu não me importo se eles se enfrentarem em um ringue de boxe ou no quintal da casa da mãe deles, mas é isso o que deveriam fazer”, disse Haye, ironizando a proibição da mãe de Wladimir e Vitali, que até disseram já ter cogitado o encontro, mas não o concretizaram em respeito ao pedido.

“Eles ficam falando sobre me enfrentar, mas se estivessem pensando seriamente em unificar cinturões, haveria um jeito muito rápido para isso: lutarem um contra o outro e o vencedor duelar comigo”, lançou o desafio o ex-campeão dos cruzadores, em entrevista ao The Sun.

Ainda iniciante como peso pesado, Haye enfrentaria Wladimir em junho de 2009, mas uma lesão nas costas impediu o combate. No fim do ano, o britânico enfrentou Nikolay Valuev e derrotou o gigante russo para ficar com o cinturão mundial da categoria.

O maior problema para um encontro entre Haye e um dos Klitschko é na mesa de negociações. O britânico exige receber metade da bolsa, não abrindo mão de ter 50% do dinheiro, mesmo enfrentando dois astros dos ringues europeus nos últimos anos.
Klitschkos provocam

Os irmãos Klitschko responderam ao campeão da AMB. Wladimir chegou a questionar a coragem do britânico: “Pare de fugir”, disse, no site oficial dos irmãos ucranianos.

“Agora é hora de unir os cinturões em um só nome: Klitschko”, disse Wladimir, à Reuters. “Será um grande momento quando os cinturões forem unificados. Haye é um bom lutador e, se ele aceitar o desafio, vocês não verão o boxe defensivo das minhas últimas lutas. Serei agressivo.”

No último mês, Wladimir Klitschko defendeu seus cinturões contra o norte-americano Eddie Chambers, enquanto Haye também nocauteou, batendo John Ruiz, também dos Estados Unidos. Já Vitali luta em 29 de maio contra Albert Sosnowski, da Polônia.