Topo

Rafael Silva vence Copa do Mundo e acirra briga por Olimpíadas; Brasil fica com 4 ouros

Rafael Silva (azul) e Daniel Hernandez disputam vaga no Pan e nas Olimpíadas - Daniel Marrenco/ Folhapress
Rafael Silva (azul) e Daniel Hernandez disputam vaga no Pan e nas Olimpíadas Imagem: Daniel Marrenco/ Folhapress

Rodrigo Farah

Em São Paulo

26/06/2011 19h35

Depois dos três ouros conquistados no sábado, Rafael Silva, o “Baby”, venceu seu parceiro de treinos Daniel Hernandez neste domingo e garantiu a quarta medalha de ouro brasileira na Copa do Mundo de Judô, disputada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Silva e Hernandez estão disputando ponto a ponto a liderança do ranking, e consequentemente a vaga brasileira na categoria tanto para os Jogos Pan-Americanos quanto para as Olimpíadas de 2012.

“A gente se conhece bastante, foi bem complicado, mas pensei bastante na luta e tive ajuda de amigos para formular uma boa tática”, declarou Silva ao final do combate.

“Eu estou acompanhando o ranking ponto a ponto, mas o negócio é resolver no tatame”, frisou, lembrando que agora disputará outra etapa da Copa do Mundo em Miami. “Meu trabalho tem dado resultados, vamos seguir essa briga pra ver quem vai pro Pan e pra Londres”, finalizou Silva.

Além da prata de Hernandez, também ficou com o vice campeonato Hugo Pessanha, que perdeu a final dos médios para o cubano Asley Gonzalez. O Brasil conseguiu também cinco medalhas de bronze, entre as seis disputadas: Nacif Elias, Maria Portella, Luciano Correa, Natália Bordignon e Maria Suellen Altmann conquistaram a terceira posição em suas categorias.