Topo

Musa do braço de ferro, sueca deixou o esporte após crises de pânico

Do UOL, em São Paulo

09/08/2014 13h51

Uma das maiores – e talvez a maior – estrela do mundo no braço de ferro, Sarah Backman abandonou as competições há um ano. Linda, loira e com sete títulos mundiais aos 22 anos, ela tinha tudo para manter esta jornada por muito tempo. Mas dois contratempos a afastaram da modalidade, que é conhecida oficialmente como luta de braço: lesões e, o menos comum, crises de pânico.

Sarah mostra o quão duro pode ser o mundo do esporte. Ela fez a revelação, um grande desabafo, em sua página no Facebook.  Neste fim de semana, ela volta a competir após um ano, mas agora só para se divertir, num momento totalmente diferente da vida.

“As pessoas que são próximas de mim sabem quão importante é a luta de braço para mim. É minha vida desde 2006. Nada era mais importante do que isso para mim. Era tudo no que pensava desde que acordada, quando sonhava, dormia, tudo que sempre fiz foi pela luta de braço. Comer, treinar, deixar a vida social, etc. Um túnel estreito em que a luz no fim do túnel era a vitória. Eu falo sério quando digo que preferia morrer a perder, eu não podia lidar com isso. Vencendo ou perdendo, eu sempre chorava de depressão depois. Até quando eu ganhava não era feliz de verdade”, contou ela.

“Eu sabia que a pressão que sofria seria maior a cada competição. Ansiedade, mudanças de humor e ataques de pânico viraram coisas diárias. Foi quando eu decidi parar no ano passado, lesionada e de saco cheio, eu quase parei de pensar na luta de braço. Eu me deparei com um muro e disse a mim mesmo que nunca mais competiria! Eu queria novas experiências. Hoje, um ano depois, eu achei amor e felicidade e consigo sentir um desejo dentro de mim de novo. E, mais importante, não importa como eu me saia neste sábado, sei que estarei feliz. Eu sei que vou para casa, voltar para um homem lindo, amoroso e para uma vida sem pressão e ansiedade. Voltei a ter metas para lutar”, concluiu.

Depois que encerrou a carreira, a sueca chegou a assinar para ser uma nova estrela do WWE, maior liga de luta livre profissional dos Estados Unidos, mas nunca estreou e pediu para seu contrato ser rompido. Ela atualmente é casada com Bo Dallas, que é do WWE.

Atualização: Sarah Backman realmente voltou a competir neste sábado, e não desaprendeu. A sueca conquistou os dois títulos que disputou, nos eventos com a mão esquerda e mão direita.

*Atualizada às 8h54 de 10/08