Topo

Quem é Kevin Holland, o lutador que fala enquanto bate e apanha no UFC

Kevin Holland é conhecido no meio das lutas por falar bastante durante as suas lutas no MMA - Chris Unger/Zuffa
Kevin Holland é conhecido no meio das lutas por falar bastante durante as suas lutas no MMA Imagem: Chris Unger/Zuffa

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/03/2021 04h00

Alguns atletas são adeptos do "trash talk", que nada mais é que aquela provocação ao oponente durante uma disputa esportiva. No MMA, a prática é muito comum antes das lutas com o objetivo de tornar o evento mais saboroso. O que quase não acontece são essas "gracinhas" já dentro do octógono. Bom, só não avisaram ao americano Kevin Holland.

O peso médio já tinha uma carreira promissora quando foi descoberto pelo presidente do UFC (Ultimate Fighting Championship). Dana Withe o convidou para a nona edição do "Contender Series", uma competição criada pelo empresário com o objetivo de levar novas potências para a organização.

Foi nesse momento que Kevin Holland ficou conhecido. Ele venceu sua luta de exibição e, claro, falou um monte durante o evento (veja vídeo abaixo). A curiosidade é que ele não só provoca, mas também elogia os adversários em determinados momentos, algo totalmente inusitado.

Mesmo com a vitória, Kevin não ganhou um contrato com o UFC. Dana Withe só foi se lembrar do atleta quando precisou. Após perder uma importante luta no UFC 227, o empresário teve de casar dois lutadores "hypados". Escolheu Thiago Marreta justamente contra o americano, que finalmente entrou para a organização. O brasileiro venceu a luta, mas Holland mostrou que tinha potencial de várias maneiras.

Além do talento na luta, ele não "amarelou" e manteve a boca grande mesmo no maior evento de MMA do mundo. O estilo evidentemente não agrada alguns lutadores, que consideram tudo como deboche. Outros, no entanto, fazem uma leitura diferente.

Holland - Chris Unger/Zuffa - Chris Unger/Zuffa
Imagem: Chris Unger/Zuffa

"Eu não sei [por que fala tanto], mas eu acho que ele não consegue suportar a pressão da luta e precisa extravasar, botar tudo para fora, principalmente quando as coisas não acontecem como ele espera. Me parece uma autoterapia que ele faz durante a luta. É realmente esquisito", disse o sueco Jack Hermansson, atleta da mesma categoria.

Holland ocupa atualmente a 10ª posição da categoria peso-médio. Ele poderia até ter subido mais no ranking na última semana, mas acabou derrotado por Derek Brunson em decisão unânime. Sua atuação foi bastante criticada por Dana White, que lamentou a postura do lutador.

É que durante a luta, Holland, sabendo que estava em desvantagem, não parou de falar, criticou seu corner e aproveitou a presença de Khabib Nurmagomedov para pedir dicas com o intuito de frustrar as tentativas de queda de Brunson. Ao mesmo tempo que o russo ria da situação, Dana estava ao seu lado, visivelmente, constrangido.

"Acho que foi um colapso mental. Eu não sei o que Holland estava fazendo. Acho que ele não foi capaz de lidar com a pressão e apenas quebrou mentalmente. Eu não vi nada assim. Ele não estava reclamando de nada. Ele achava que todos eram seus amigos e estava apenas se divertindo", criticou Dana.

Kevin Holland tem um cartel de 21 vitória e seis derrotas no MMA. No UFC, são oito triunfos contra três reveses. Os fãs adoram acompanhar sua trajetória, mas parece que sua postura não agrada o chefão do UFC. E agora? Qual será o destino desse fanfarrão lutador?