UOL Esporte Lutas
 
13/11/2009 - 12h32

No retorno do UFC à Inglaterra, Couture volta aos meio-pesados por aposentadoria honrosa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Quando a lenda do UFC Randy Couture perdeu para o brasileiro Rodrigo Minotauro no UFC 102, naquela que vem sendo considerada a melhor luta do ano até o momento, muitos acreditaram que o experiente norte-americano poderia estar finalmente se aposentando. Mas contrariando as expectativas, ele volta ao octógono neste sábado, apenas dois meses e meio depois de sua última luta, para fazer o evento principal do UFC 105.

COUTURE X VERA NO UFC 105

  • No UFC 102, Randy Couture fez a melhor luta de MMA do ano contra o brasileiro Rodrigo Minotauro, mas depois de sofrer dois knock-downs e mesmo assim se levantar, acabou perdendo por pontos

  • Brandon Vera é uma das estrelas ascendentes do UFC, com um estilo vindo do muay thai. Ele vem de vitória, também na edição 102, sobre Krzysztof Soszynsk em decisão unânime dos três juizes

Aos 46 anos, Couture enfrenta na cidade inglesa de Manchester a estrela ascendente do torneio Brandon Vera, conhecido por seu estilo vindo do muay thai. Essa luta também marca o retorno de Randy ao peso meio-pesado, categoria em que não lutava desde fevereiro de 2006, quando perdeu a disputa pelo cinturão para Chuck Liddell.

“Para mim não faz muita diferença lutar nos pesados e nos meio-pesados. Eu apenas analiso meus adversários, realizo movimentos específicos para diferentes situações. Mas esse peso atual é muito próximo de meu peso e tamanho normal”, explicou Couture, que é ex-campeão tantos dos pesados quanto dos meio-pesados do UFC.

Com 14 anos a menos que seu adversário, Brandon Vera – atualmente com um cartel de 11 vitórias e três derrotas – em nenhum momento escondeu a satisfação de enfrentar um de seus ídolos no MMA. “Randy merece muito respeito do mundo, ele é muito bom. Para mim, será a realização de um sonho, mas ao mesmo tempo meu pior pesadelo. Estou muito empolgado para essa que é a luta que eu sempre esperei.”

Esse também será um confronto de estilos bastante distintos de lutas. Randy Couture ficou famoso pelo seu wrestling e ground-and-pound eficiente. Já Brandon Vera vem da escola de strikers do muay thai. “Será uma luta de dois estilos bem diferentes, mas também será uma maneira diferente de testar novas estratégias e técnicas”, disse o veterano.

“Eu não preciso ficar pensando muito no Randy, mas a cada dia e noite que se passam tenho a oportunidade de melhorar para enfrentá-lo. Vai ser muito complicado lutar contra ele. São dois estilos muito diferentes, mas vamos ver o que vai rolar”, completou Vera.

Sobre uma possível aposentadoria, Randy Couture – que divide seu tempo entre lutas, a carreira de ator e a de empresário – ainda prefere despistar. “Não tenho muitos planos. Vou apenas ver o que vai acontecer nesse luta e depois tomo qualquer decisão sobre meu futuro.”

De volta à Inglaterra

Dentro dos planos de expansão do UFC, o principal torneio de MMA do mundo volta à Grã-Bretanha em sua 105ª edição. O último que aconteceu na Inglaterra foi o número 95, em fevereiro deste ano, realizado em Londres. Essa será a sétima vez que o torneio terá uma edição no país, segundo a segunda oportunidade na cidade de Manchester.

“É muito legal ser parte disso. Está sendo muito bom ver pessoas diferentes trabalhando conosco aqui na Inglaterra. Os caras são muito diferentes, assim como é a luta. Espero apenas o melhor. Vai ser bem diferente, especialmente pelo fuso-horário”, disse Couture, seguido por Vera. “As condições mudam um pouco, mas no geral, para mim, será a mesma coisa. Desde o primeiro dia não parece haver grandes mudanças.”

O card principal do UFC 105 começa às 18 horas (de Brasília) e terá transmissão ao vivo do canal em pay-per-view ‘Combate’.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host