UOL Esporte Lutas
 
15/11/2009 - 10h18

Nova polêmica coloca em xeque juízes do UFC e carreira de Couture

Do UOL Esporte
Em São Paulo

NOVA DECISÃO POLÊMICA NO UFC

  • Brandon Vera dominou a luta na maior parte do tempo, aplicando os melhores golpes no adversário

  • Mas nos final, o veterano ex-campeão dos pesados e dos meio-pesados acabou ficando com a vitória

As quase 17 mil pessoas que foram ao Manchester Evening News Arena na Inglaterra viram se repetir na luta principal do UFC 105 a história da última edição do evento. Assim como havia acontecido no 104, quando o campeão Lyoto Machida manteve o cinturão em uma controversa vitória por pontos sobre Mauricio Shogun, os ingleses assistiram Randy Couture derrotar Brandon Vera em nova decisão polêmica dos juízes.

Após a luta, o comentarista oficial do UFC, Joe Rogan, se mostrou desconcertado com o que havia acontecido, depois de Vera ter dominado a maior parte do combate. Até mesmo o próprio Couture ficou um pouco surpreso com a decisão, apesar de acreditar em sua vitória. “Simplesmente não dá para saber o que os juízes estão vendo”, afirmou.

“Eu controlei a luta na maior parte do tempo, mas provavelmente não foi a coisa mais emocionante de se assistir. Ele me acertou dois chutes que doeram muito. Um deles provavelmente tirou meu coração do lugar”, brincou Randy. “Tive de mudar minha velocidade nessa luta. Quando protegia minha cabeça, ele chutava minhas costelas…”

Brandon Vera se mostrou muito decepcionado com a decisão dos juízes, mas ‘se culpou’ pela derrota. “Eu achei que estava ganhando. Ainda não sei que porcaria que aconteceu. Obrigado, juízes”, disse ele, de forma irônica. “Estou realmente irritado com isso, mas MMA é um esporte que a vitória passa apenas pelas suas mãos no final.”

“Estou me culpando muito por essa derrota, eu tinha de tê-lo finalizado. Tive pelo menos duas oportunidades de acabar com a luta, mas falhei. Mas fiquei muito feliz com meu desempenho, contra meu herói, uma lenda. Agora, toda a categoria dos meio-pesados sabe quem eu sou e sabe o que vai encontrar ao me enfrentar”, completou.

Mas além de mexer com os fãs de MMA em todo o mundo, essa nova polêmica coloca em xeque os juízes do UFC. “Eu acredito que estamos tento um grande número de problemas em relação às decisões dos juízes . Acho que nessa noite tivemos um novo exemplo disso que estou falando”, afirmou o comentarista Joe Rogan, nitidamente irritado.

Se na última vez Dana White, presidente do UFC, havia alfinetado a decisão por pontos, agora ele preferiu defender seus juízes. “Você quer saber quem ganhou a luta? Então acabe com ela! Todo mundo viu o que aconteceu com Shogun x Machida. Couture é um cara agressivo, muito experiente e profissional. Ele sabe como lutar. Se quer vencê-lo, tem de finalizar o combate. A decisão foi essa, e ponto.”

Mas com essa vitória pouco convincente, Randy Couture vê mais uma vez sua carreira em risco. Aos 46 anos e com títulos dos pesados e dos meio-pesados do UFC, ele ainda não decidiu se seguirá lutando. Sabe apenas que se continuar, será nos meio-pesados.

“Nesse momento, voltar para os pesados seria muito complicado, pois os caras são muito maiores, mais fortes e mais pesados que eu. Me sinto melhor ficando aqui [nos meio-pesados], em um peso que é muito próximo do meu mesmo”, finalizou Couture.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host