UOL Esporte Lutas
 
13/12/2009 - 07h17

Em nova grande atuação, BJ Penn vence Sanchez e mantém cinturão do UFC

Do UOL Esporte
Em São Paulo

ATUAÇÕES DE GALA NA NOITE DO UFC 107

  • O haviano BJ Penn se mostrou mais uma vez em grande forma, venceu Diego Sanchez e manteve o título dos pesos leves no UFC 107, último do ano

  • Uma das lendas do vale-tudo, BJ Penn castigou muito Diego Sanchez durante a luta no UFC 107

  • Depois de um belo knock-down no início da luta, Frank Mir finalizou o francês Cheick Kongo

Sem perder há oito anos na categoria, BJ Penn mostrou mais uma vez porque é considerado uma lenda do MMA e provavelmente o melhor lutador dos pesos leves de todos os tempos. Com nova grande atuação, assim como na vitória sobre Kenny Florian, o havaiano bateu Diego Sanchez na luta principal do UFC 107 neste sábado e manteve o cinturão dos pesos leves do maior torneio de vale-tudo do mundo.

“Eu me mantive quieto, mas sempre quis lutar contra o Diego Sanchez”, afirmou o campeão BJ Penn após o confronto. “Também sabia que ele queria me enfrentar, mas também não falou nada. Soube por anos dessa vontade mútua de nos encontrarmos no octógono.”

O dono do cinturão foi melhor desde o início da luta, se defendendo bem das tentativas de queda e sempre atacando com muita eficiência, derrubando o adversário com extrema facilidade e acertando bons golpes. Com isso, Penn foi minando Sanchez, que viu um ferimento no supercílio ser aberto e ampliado pelo adversário.

Defesas de queda de BJ e ataques entrando na guarda de Diego foram a tônica dos quatro primeiros rounds, com o campeão apresentando uma melhor forma física. Um chute certeiro de Penn acabou terminando de abrir o supercílio de Diego Sanchez. Sem os médicos conseguirem estancar o sangramento do desafiante, o árbitro confirmou a vitória de BJ Penn por nocaute técnico a 2min37 do quinto round.

“BJ é um grande campeão. Ele se tornou melhor BJ Penn que já entrou em um ringue”, disse Diego Sanchez, que ficou famoso por ganhar a primeira edição do reality show ‘The Ultimate Fighter’. “Eu fiz o meu melhor, mas ele veio com um nível bem acima. Só que eu ainda voltarei”, vaticinou.

Na penúltima luta da noite, Frank Mir mostrou novamente porque tem uma das melhores técnicas de jiu-jitsu dentre os pesos pesados. Com apenas 1min12 de luta, o ex-campeão da categoria venceu o francês Cheick Kongo com uma guilhotina. “Talento não é algo que vá embora. Eu realmente trabalhei duro para voltar a merecer disputar o título de campeão”, disse após o combate.

No terceiro combate do UFC 107, o último do ano de 2009, Jon Fitch seguiu entre os principais desafiantes dos meio-médios e se manteve com uma única derrota em suas últimas 20 lutas ao vencer Mike Pierce em decisão unânime dos juízes.

Kenny Florian se recuperou de sua derrota para BJ Penn no UFC 101 ao vencer Clay Guida com um mata-leão a 2min19 do segundo round. Já na primeira luta do card principal do evento, Stefan Struve derrotou Paul Buentello por pontos.

No card preliminar o Brasil não se deu muito bem. Ricardo Funch acabou perdendo para Johny Hendricks em sua estreia no UFC, por decisão unânime dos juízes, e o experiente Wilson Gouveia foi nocauteado por Alan Belcher. Já no combate entre lutadores do país, Rousimar Palhares, o Toquinho, finalizou Lúcio Linhares, o Espartano, que fazia sua primeira luta no torneio.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host