UOL Esporte Lutas
 
25/04/2010 - 07h56

Brasileiro José Aldo domina rival e mantém cinturão no WEC 48

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • José Aldo dominou os cinco rounds contra Faber e venceu combate após decisão unânime dos juízes

    José Aldo dominou os cinco rounds contra Faber e venceu combate após decisão unânime dos juízes

Dono de um currículo invejável, o amazonense José Aldo conquistou mais uma vitória importante na carreira. Na madrugada deste domingo, o lutador brasileiro manteve o cinturão dos pesos penas do WEC (World Extreme Cagefighting), em duelo contra Urijah Faber. A luta, válida pela edição 48 do evento, foi vencida com amplo domínio de Aldo nos cinco rounds e após decisão unânime dos juízes.

Aos 24 anos, Aldo já acumula 17 vitórias em 18 lutas e é um dos responsáveis pelos planos do UFC de incorporar os pesos penas – o WEC e o UFC são eventos irmãos, controlados pela mesma empresa. Considerado um dos melhores lutadores peso-a-peso do planeta, ele é temido por sua velocidade e força na troca de golpes.

E foi exatamente essa a tática do brasileiro contra Urijah Faber. Aldo usou a velocidade para dominar a luta, principalmente com chutes devastadores na perna esquerda do rival. No terceiro round, o atleta da casa já sentia o estrago causado pelos repetidos golpes de Aldo.

No round seguinte, Faber não ensaiou nenhuma reação. Aldo conseguiu acertar socos no norte-americano, que não conseguiu  se livrar dos ataques. O brasileiro continuou com o domínio do combate e garantiu a vitória após o fim do quinto assalto.

Após a vitória, Aldo admitiu que usou a segurança no final da luta, já que Faber ainda tentava uma reação e evitava  mais danos à sua perna esquerda. “Eu não queria ir além dos meus limites e fazer algo que eu não fosse certo, porque ele tem um cruzado muito forte de direita e eu não queria ser atingido por isso”, comentou Aldo.

Faber, por outro lado, precisou da ajuda de seus treinadores após o fim do combate e estava esgotado fisicamente. “Eu tive dificuldade para me movimentar”, disse Faber, se esforçando para falar. “Ele é muito bom e muito rápido. Foi uma luta dura e eu tentei o meu melhor”.

O combate foi transmitido para os EUA apenas em pay-per-view. O fato é inédito na história do WEC e mostra como Dana White & Cia. apostam no brasileiro, que não decepcionou a torcida norte-americana do MMA.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host