UOL Esporte Lutas
 
UFC/Divulgação

Lyoto Machida e Maurício Shogun voltam a se enfrentar no UFC 113, neste sábado

07/05/2010 - 13h00

Gigantes no UFC, Lyoto e Shogun fazem revanche por cinturão e fim da polêmica

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A categoria dos meio-pesados do UFC é a mais equilibrada do torneio. Ainda assim, dois lutadores verde-amarelos estão acima de qualquer concorrência. Neste sábado, o campeão Lyoto Machida cede a revanche a Maurício Shogun para acabar de vez com a polêmica do UFC 104, quando venceu segundo a decisão dos jurados, mas causou controvérsia por não ter triunfado de forma unânime entre críticos e torcedores.

QUEM TRAZ O CINTURÃO?

No primeiro duelo, Shogun acertou bons golpes, como o retratado acima; Lyoto foi melhor durante os primeiros rounds e foi considerado o vencedor
O QUE OS RIVAIS FALARAM

Lyoto, campeão: "Quero terminar o mais rápido que puder, mas estou tranquilo para outra batalha"

Shogun, desafiante: "Quem me conhece sabe: busco nocaute, finalização. Não luto para pontuar"

O duelo principal da edição de número 113 do evento acontece na cidade canadense de Montréal, sendo que o card principal tem início às 23h - o canal Combate anuncia a transmissão. A importância da revanche e a ansiedade por ela são tantas que não tardou para que a luta fosse marcada. As conversas começaram após o combate e a confirmação veio menos de um mês depois do embate realizado em Los Angeles.

O grande problema é que, apesar de ter vencido por pontos após cinco assaltos, Lyoto Machida foi contestado em sua primeira defesa de cinturão. Para parte da crítica, ele venceu. Para outros, no entanto, os golpes de Shogun e a aposta nos chutes baixos fez com que o paranaense superasse Lyoto, que não escondeu o cansaço nos momentos finais da luta.

Os comentários de Dana White, mandatário do evento, deixaram clara a divisão. "Acredito que o Maurício foi vitorioso nesse combate. Lyoto venceu o primeiro, o segundo e o começo do terceiro round. Só que o terceiro já foi vencido por Shogun, assim como o quarto e o quinto”, analisou ele, ainda no dia do UFC 104.

Lyoto Machida revolucionou o MMA impondo um novo estilo de luta vindo do caratê, com uma guarda diferente das que são normalmente utilizadas e esperando o momento certo de contra-atacar. Depois de críticas iniciais por uma suposta falta de combatividade, o brasileiro ganhou fama por conta de seu grande aproveitamento nos golpes, principalmente após as vitórias sobre Thiago Silva e Rashad Evans.

Já Mauricio Shogun ficou famoso no Pride por ser um dos melhores trocadores, conquistando o título do GP dos pesos médios em 2005. Seus golpes, quando entram, dificilmente deixam os adversários em pé. Na primeira luta, apostou com sucesso nos chutes baixos, sabendo dessa deficiência defensiva de Lyoto. Agora, a expectativa é para ver se ele repetirá essa estratégia ou virá com alguma novidade. O certo, segundo ele, é que ter o nocaute.

FÃS DE LYOTO X FÃS DE SHOGUN

Como também se viu na imprensa e nos debates pela internet, a discussão dos fãs para saber quem vencerá a luta chegou ao Fórum do UOL Esporte. A reportagem separou algumas das opiniões, que mostram a polarização da torcida por Lyoto ou Shogun, numa das maiores rivalidades do UFC. Veja alguns dos comentários e dê sua opinião:
- Johnny Might: "Shogun vai vir com sangue no olho, Lyoto vai acertar um contra ataque, Shogunzinho vai dormir."
- Dr. Apple: "Se o lyoto partir pra trocação vai apanhar muito"
- Bucho de Lama: "o Lyoto é um mestre na estratégia, sabe muito bem conduzir o seu adversário a erros que geralmente são fatais"
- Kaiam: "Na revanche eu não tenho dúvida de (que) teremos outro dono do cinturão; Shogun irá fazer 2 vezes mais estragos na cara do Machida"
- Bruto: "Torcendo pro Lyoto, mas nessa luta pode dar qualquer um. Basta uma joelhada, chute ou soco certeiro..."

Por todo este histórico dos lutadores, eles são indiscutivelmente os dois melhores do UFC entre os meio-pesados atualmente, apesar dos oponentes de respeito.

Entre eles, vê se os nomes de Rashad Evans, Quinton 'Rampage' Jackson e Thiago Silva, todos abaixo dos brasileiros em qualidade, pelo que mostraram em seus últimos compromissos. Ainda há os veteranos Chuck Lidell e Tito Ortiz, que já não vivem seus melhores dias.

Um aspecto importante deste segundo duelo é em relação à mão direita do campeão Lyoto Machida. Pouco depois do primeiro encontro com Shogun, ele passou por uma cirurgia para retirar fragmentos de ossos que causavam dores no lutador.

“A recuperação foi 100%, o que me dá confiança, coisa que eu não tive nos últimos anos. Quando eu treinava forte e lutava, a mão já doía”, garantiu ele, que só pôde voltar aos treinos de contato no mês de janeiro.

Já Shogun preferiu dizer que não pensa no assunto e destacou que espera encontrar o rival no mesmo nível que ele se apresentou antes do tratamento, na luta de outubro.

Virtual rival de GSP e o “Street Fighter” do UFC

Antes da luta principal da noite, com Lyoto e Shogun no octógono, o card principal será composto por outros momentos interessantes. Um deles será o próximo rival do canadense Georges St. Pierre, atual campeão dos meio-médios do UFC.

Na luta que antecede a dos brasileiros, Josh Koscheck e Paul Daley se enfrentam de olho no cinturão de GSP. Koscheck, norte-americano de 32 anos, vem de duas vitórias consecutivas, embalado por um nocaute e uma finalização.

CARD PRINCIPAL (a partir das 23h)

Lyoto Machida (BRA) x Maurício Shogun (BRA)
Cinturão dos meio-pesados de Lyoto
Josh Koscheck (EUA) x Paul Daley (ING)
Meio-médios
Sam Stout (CAN) x Jeremy Stephens (EUA)
Pesos leves
Kimbo Slice (BAH) x Matt Mitrione (EUA)
Pesos pesados
Patrick Côté (CAN) x Alan Belcher (EUA)
Pesos médios

Já o britânico Daley, 27, faz apenas seu terceiro combate no maior evento de MMA do mundo. Ele venceu os dois primeiros por nocaute.

Outro show da noite terá Kimbo Slice, o famoso “Street Fighter” do UFC. O lutador das Bahamas ficou conhecido por seus vídeos de luta postados na internet e chegou ao reality show "The Ultimate Fighter", na versão dos pesos pesados.

O lutador fará sua primeira luta em um evento principal do UFC, uma vez que ele participou do episódio final do programa televisivo, que é válido como uma luta oficial. Na ocasião, ele venceu o norte-americano Houston Alexander por pontos, em decisão unânime dos jurados.

Agora, Kimbo Slice terá pela frente em Montréal Matt Mitrione, de 31 anos, lutador que também foi do reality show e, assim como o lutador das Bahamas, venceu combate no episódio final do "The Ultimate Fighter".

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host