UOL Esporte Lutas
 
Divulgação/UFC

Rampage Jackson e Rashad Evans se enfrentam no UFC 114, em Las Vegas (EUA)

28/05/2010 - 13h00

Desafetos, Rampage e Rashad levam ao octógono rixas e 1º desafio de Shogun

Maurício Dehò
Em São Paulo*

Três semanas depois de Maurício Shogun se tornar o novo campeão dos meio-pesados do UFC, novamente a categoria é protagonista de uma noite de UFC. Neste sábado, a partir das 23h em Las Vegas, o combate principal da edição número 114 do evento será entre dois ex-detentores do título deste peso. Quinton “Rampage” Jackson e Rashad Evans se enfrentam para definir qual será o primeiro desafiante de Shogun e para tentarem resolver no octógono uma antiga rixa entre eles.

Em ascensão, Minotouro desafia novato para resgatar prestígio da família Nogueira

  • UFC/Divulgação

    Rogério Nogueira, o Minotouro, tem uma carreira de sucesso no vale-tudo, destacando-se por lutas no Japão, em torneios como o Pride. Em 2009, ele começou nova empreitada, desta vez no UFC, maior evento de MMA da atualidade, e nocauteou. Neste sábado ele tenta manter a boa fase, mas enfrenta rival pouco conhecido em preliminar do car principal da edição 114 do evento, tendo como um dos objetivos resgatar o prestígio da família Nogueira.

Os lutadores chegaram a trocar provocações no Twitter, mas o histórico da briga é anterior aos posts no microblog. Durante conferência de imprensa para o UFC 114, Rampage afirmou que tentou enfrentar o então campeão Rashad Evans em março de 2009, para tentar retomar o reinado da categoria. No entanto, o rival teria recusado o desafio para tentar se manter mais tempo com o cinturão.

Com isso, Rampage acabou enfrentando e vencendo Keith Jardine, no que foi seu último combate. Já Evans mostrou ter feito a aposta errada: contra Lyoto Machida, sofreu nocaute no UFC 98 e abriu caminho para os brasileiros dominarem os meio-pesados. A discussão cresceu quando eles foram técnicos da décima temporada do reality show "The Ultimate Fighter", em que inúmeras vezes trocaram acusações.

“Tudo estava bem até a luta contra Jardine. Ele ficou se achando ao conquistar o cinturão, nocauteou Chuck (Liddell). Sua cabeça inflou como um balão. Mas eu entrei no ringue contra seu parceiro de treinos (Jardine), quando ele é que deveria estar dentro do octógono”, explicou Rampage (30 vitórias, sete derrotas), ao MMA Junkie. “Essa é a primeira vez que realmente vou gostar de acabar com a raça de alguém”, retrucou Evans (14 vitórias, um empate e uma derrota).

Mas a discussão não ficou apenas na tradicional lavação de roupa suja das coletivas de imprensa de MMA e boxe. Eles seguiram se provocando no Twitter. Desde fevereiro Evans já ironiza o rival: “Para aqueles que repararam no peso de Rampage, por favor, não tirem sarro por ele estar grávido de Tiki (Ghosn, outro lutador)”, brincou ele, no dia 25 desse mês.

Em março, o rival postou uma foto dos treinos com Tiki como sparring e avisou. “Rashad, leve um travesseiro. Você vai dormir!”, desafiou.

BATE-BOCA NO TWITTER

“Para aqueles que repararam no peso de Rampage, por favor, não tirem sarro por ele estar grávido de Tiki (Ghosn, lutador)”. (25 de fevereiro)

“Não posso esperar para fazer você dançar como se fosse Elvis, como Forrest (Griffin) fez ao te dar chutes na perna”. (11 de abril)

”Só lembre que eu bati Forrest e você não! Caso encerrado! Veremos o que acontece no dia 29 de maio!”. (5 de maio)
"Rashad, traga seu travesseiro, porque você vai dormir!". (19 de março)

"Hahaha... Você é tão gay!". (11 de abril)

"O nocaute será para meus fãs! Você não pode me derrubar, sua resistência é um lixo, você bate como criança e tem queixo de vidro". (5 de maio)

Este foi apenas o começo de uma discussão que se alongou por todo o mês de abril e continuou até dias antes do combate. Rampage acusou o oponente de ter um “queixo de vidro” e teve a resposta, com Evans o acusando de não ter aceitado um desafio entre eles em dezembro e lembrando que nunca perdeu para Forrest Griffin. Em certo momento, os lutadores chegaram a apelar para xingar mães e questionar a sexualidade do oponente.

Apesar do exemplo negativo, quem está gostando é Dana White, que quer ver o espetáculo ferver em Las Vegas. “Esses dois superaram qualquer rancor que já tenhamos visto. Quando você tem dois dos melhores lutadores do mundo, é bom. Mas quando eles não se gostam, é ainda melhor”, disse, colocando lenha na fogueira.

Os meio-pesados são a categoria mais competitiva atualmente, com as disputas mais quentes do UFC, liderados por Maurício Shogun e Lyoto Machida, que fizeram duas lutas. Na edição 113, Shogun nocauteou o compatriota no primeiro round da revanche e ficou com o cinturão. Além deles, Chuck Lidell, Forest Griffin e Rogério Nogueira, o Minotouro - que luta na preliminar -, são outros destaques.

O presidente Dana White já confirmou que a luta entre Rampage e Rashad será uma espécie de eliminatória. O vencedor terá uma chance contra Shogun, na primeira defesa de título do paranaense. Depois de mostrarem que na troca de palavras os norte-americanos têm uma disputa bastante parelha, o momento é de ver o quanto disso eles vão levar para Las Vegas neste sábado.

*Além de Rampage x Rashad, o card principal do UFC 114, mostrado pelo canal Combate a partir das 23h, tem Michael Bisping (ING) x Dan Miller (EUA), Todd Duffee (EUA) x Mike Russow (EUA), Minotouro (BRA) x Jason Brilz (EUA) e Diego Sanchez (EUA) x Joh Hathaway (ING).

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host