UOL Esporte Lutas
 
UFC/Divulgação

Liddell e Franklin se enfrentam na luta principal do UFC 115, em Vancouver (CAN)

11/06/2010 - 07h00

Aos 40, Chuck Liddell luta para 'salvar o emprego' no UFC 115

Maurício Dehò
Em São Paulo

Chuck Liddell fez 40 anos no último mês de dezembro, comemorando também uma carreirade 12 anos de sucesso em seu cartel oficial no MMA. Apesar disso, o momento dentro do octógono é de risco. Neste sábado, a partir das 23h em Vancouver (CAN), o norte-americano protagoniza o UFC 115, mas enfrenta o risco de perder sua vaga no maior torneio de vale-tudo da atualidade.

LIDDELL LUTA POR SOBREVIVÊNCIA

CARD PRINCIPAL

- Chuck Liddell (EUA) x Rich Franklin (EUA)
Meio-pesados

- Mirko “Cro Cop” Filipovic (CRO) x Pat Barry (EUA)
Pesados

- Paulo Thiago (BRA) x Martin Kampmann (DIN)
Meio-médios

- Ben Rothwell (EUA) x Gilbert Yvel (HOL)
Pesados

- Carlos Condit (EUA) x Rory MacDonald (CAN)
Meio-médios
* O canal Combate anuncia a transmissão do evento a partir das 23h deste sábado

Apesar de ser um integrante do Hall da Fama do UFC, Liddell precisa obrigatoriamente de uma vitória ao enfrentar Rich Franklin, na categoria meio-pesado. Uma derrota pode significar sua demissão do evento presidido por Dana White, devido à irregularidade nos últimos combates.

Liddell foi campeão dos meio-pesados em abril de 2005, quando nocauteou Randy Couture pelo UFC 52. Depois disso, defendeu quatro vezes seu cinturão antes de perder para o compatriota Quinton “Rampage” Jackson em maio de 2007 (UFC 71).

Desde o revés para Rampage, no entanto, foram quatro lutas, com três derrotas, entre elas para Rashad Evans e o atual campeão Maurício Shogun, do Brasil. Venceu Wanderley Silva, mas em uma fase de baixa do lutador brasileiro.

“Ele ainda pode vender pay-per-views, mas está acabado”, chegou a dizer Dana White após a derrota para Shogun. No entanto, o presidente do UFC resolveu dar nova chance ao lutador. A princípio, enfrentaria Tito Ortiz, cedendo a revanche após duas vitórias contra ele em 2004 e 2006. Eles ainda foram rivais como técnicos do reality show The Ultimate Fighter, aumentando as esperanças de um encontro.

Uma lesão de Ortiz acabou com os planos, deixando a vaga para Rich Franklin, 35, que totaliza 26 vitórias e cinco derrotas no vale-tudo. Ele foi campeão dos médios, mas perdeu o cinturão para Anderson Silva em 2006. Desde então, não consegue uma boa série de triunfos e vem de revés para o brasileiro Vitor Belfort lutando entre os meio-pesados.

O risco de Liddell no UFC, em caso de derrota, é exemplificado pelo que aconteceu com Mark Coleman. Ele foi o primeiro campeão dos pesos pesados da história do evento. Depois, teve uma passagem de sucesso pelo Pride, mas na volta ao UFC não conseguiu convencer. Em três lutas, perdeu duas e acabou cortado, já veterano, aos 45 anos. Ele também é do Hall da Fama.

  • UFC/Divulgação

    Brasileiro Paulo Thiago vem de duas vitórias e pode desafiar GSP

PAULO THIAGO LUTA DE OLHO EM GSP

A terceira luta da noite em importância terá um brasileiro de olho em cinturão. Paulo Thiago vai octógono e, em caso de vitória, será um forte candidato a desafiar Georges St. Pierre, atual campeão dos meio-médios.

O lutador brasileiro terá pela frente em Vancouver Martin Kampmann, da Dinamarca. O rival tem um cartel no MMA de 16 vitórias e três derrotas, e vem de um triunfo contra Jacob Volkmann (EUA).

Paulo Thiago foi derrotado apenas uma vez na carreira, em 2009, por Jon Fitch. Desde então, bateu dois norte-americanos e recuperou o bom momento entre os meio-médios.

Outra lenda que entra na disputa, mas em um momento de pouco destaque é Cro Cop. O croata Mirko Filipovic, que perdeu para Júnior do Santos, o Cigano, em 2009, vem agora de vitória contra o australiano Anthony Perosh, no UFC 110, e como Liddell luta para resgatar o prestígio. Seu rival é o norte-americano Patrick Barry (5 vitórias e uma derrota), na luta que precede Liddell x Franklin.

Nas preliminares, mais dois brasileiros marcam presença. Entre os médios, Mario Miranda terá tarefa complicada por enfrentar o lutador da casa David Loiseau. Ricardo Funch, meio-médio, pega outro canadense, Claude Patrick.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host