UOL Esporte Lutas
 
16/06/2010 - 14h31

Após operação no cérebro, Thiago Alves é autorizado a lutar contra Jon Fitch

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Depois de uma  lesão cerebral ter tirado o brasileiro Thiago Alves do UFC 111 e ter colocado o futuro da sua carreira em risco, o meio-médio Thiago Alves foi clinicamente liberado para voltar a lutar.

Nick Lembo, da Comissão de Controle ao Atleta de Nova Jersey, confirmou nesta quarta-feira que a entidade retirou a suspensão por tempo indeterminado de Alves. Com isso, o brasileiro poderá finalmente duelar contra Jon Fitch. De acordo com o MMAjunkie, o combate deve acontecer no evento do dia 7 de agosto, pelo UFC 117, com Anderson Silva x Chael Sonnen.

"O senhor Alves está medicamente pronto a partir de hoje para retomar a sua carreira como um profissional das artes marciais no UFC", Lembo disse em entrevista para o MMAjunkie. "É um prazer ser capaz de limpar Thiago e permitir que ele retorne para o que ama fazer depois de tudo o que passou", completou.

Dois dias antes de lutar no UFC 111 contra Jon Fitch, Alves recebeu a notícia de que não poder entrar no ringue por não ter passado nos exames médicos. O brasileiro fez duas ressonâncias magnéticas e uma tomografia, e os médicos acusaram algo inicialmente identificado como uma hemorragia no cérebro, que mais tarde foi considerado como um sinal de nascença. Mesmo assim, os comissários do evento que será realizado em Nova Jersey não se sentiram confortáveis para liberá-lo ao combate.

Nos últimos meses, Alves passou por uma ressonância magnética e um angiograma (um raio-X dos vasos sanguíneos), a fim de ser apurado o caso. Ele teve uma cirurgia simples para encerrar o problema, feita com sucesso.

"Thiago passou por um angiograma de acompanhamento de sua fístula dural", disse o médico Alex Berenstein. "Tenho o prazer de informar que esta fístula é completamente obliterada. Neste momento, acho que Thiago é capaz de fazer atividade física sem restrições", completou.

Thiago Alves não entra no octagon desde que foi derrotado por Georges St. Pierre na edição histórica do UFC 100, em julho do ano passado, quando teve a chance de levar o cinturão dos meio médios. Caso vencesse Fitch no UFC 111, o brasileiro poderia ter outra oportunidade de sagrar-se campeão. Agora, ele mais uma vez poderá tentar se colocar no caminho de GSP.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host