UOL Esporte Lutas
 
Ed Betz/AP

James Toney ao lado de Don King após combate; norte-americano estreia no UFC

24/08/2010 - 07h00

Ex-campeão pega Randy Couture e vira a primeira estrela do boxe no UFC

Maurício Dehò
UOL Esporte

O UFC 118, neste fim de semana, terá uma estreia de respeito. E não só pelo fato de o norte-americano James Toney fazer sua primeira luta já contra Randy Couture, mas pelo fato de ele ser a primeira grande estrela do boxe a tentar a sorte no evento mais tradicional do MMA na atualidade.

TONEY EM NÚMEROS

  • 3

    CATEGORIAS

    James Toney foi campeão pelos médios, supermédios e cruzadores

  • 72

    VITÓRIAS

    Teve o norte-americano na carreira: perdeu seis vezes e empatou três

  • 9

    ROUNDS

    Durou Holyfield contra Toney, em uma de suas maiores vitórias

  • 42

    ANOS

    Completa o pugilista nesta terça

O veterano Toney foi campeão em três categorias no pugilismo. Deteve títulos entre os médios, supermédios e cruzadores. Tentou ainda arrebatar cinturão como peso pesado, mas não teve o mesmo sucesso, apesar de ter uma vitória sobre Evander Holyfield no cartel de 72 vitórias, três empates e seis derrotas.

As provocações entre os mundos do boxe e do MMA sempre são quentes, o que aumenta ainda mais com o fato de Toney começar sua trilha no UFC diante de uma estrela do evento.

Randy Couture, integrante do Hall da Fama, vem de vitória contra Mark Coleman na luta principal do UFC 109, em Las Vegas, em fevereiro, na categoria meio-pesado. Agora, no entanto, retorna aos pesados, em que foi campeão do evento - perdeu o cinturão para Brock Lesnar.

Depois de anos lutando em pé, Toney abusa das provocações e diz que não tem medo de ir para a luta no solo. “Esse cara é um lixo. Quanto à luta no chão, se Randy tentar será uma noite curta para ele. Na verdade, tenho um travesseiro para ele. Não se preocupe comigo, preocupem-se com ele. Se me virem lutando contra um urso, protejam o urso”, atacou o ex-pugilista de 42 anos - completados nesta terça-feira.

PONTA NO CINEMA

Além de pugilista e aspirante a lutador de MMA, James Toney experimentou a carreira de ator. O norte-americano representou o lendário Joe Frazier no filme "Ali", de 2001, que retratou a carreira do ex-campeão Muhammad Ali.

Para conquistar a vitória contra Couture, Toney apostou nos treinos com Juanito Ibarra, que treinou Oscar de la Hoya no boxe e Quinton “Rampage” Jackson no MMA. Depois, passou a ser ensinado por Trever Sherman.

“Dana White assinou com James porque ele acha que James tem chances. Não ligo para o cartel, acho que ele nocauteará Randy Couture, que foi pego na maioria de suas últimas lutas”, analisou o técnico.

Por outro lado, o ex-campeão do UFC nos pesados e meio-pesados não fica para trás nas provocações pré-luta.

“Alguém precisa recebê-lo bem no MMA, e vou mostrar como são as coisas. Provavelmente Toney estará em forma e ninguém seria maluco de ficar parado em sua frente. Então, terei muitas ferramentas do MMA para usar com ele. Se ele tiver aprendido algo, teremos uma grande luta”, afirmou Randy Couture.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host