Topo

MMA


7 curiosidades sobre Holly Holm, a mulher que parou Ronda Rousey

16/11/2015 06h00

Holly Holm é a nova campeã dos galos-feminino do UFC. De maneira surpreendente, a ex-boxeadora nocauteou Ronda Rousey e tomou o cinturão da categoria, no UFC 193, realizado no último sábado (14) na Austrália.

Para chegar ao topo do MMA, a lutadora de 34 foi antes soberana no boxe e chegou a vencer com muita facilidade uma brasileira. Além disso, entrou no mundo das lutas quase que por acidente.

Confira algumas curiosidades sobre a nova campeã do UFC:

  • Getty Images

    O apelido mais óbvio do MMA

    O apelido de Holly Holm é um dos mais justificados do MMA. O "The Preacher's Daughter" (Filha do Pastor, em inglês) é justamente porque ela é filha de um pastor. Roger Holm pregou por anos na Bosque Farms Church of Christ. Atualmente, ele dá sermões em outra congregação. Se engana, no entanto, quem acha que ele não apoia o trabalho de Holly. Roger sempre vai a todas as lutas e esteve na Austrália para ver a filha derrotar Ronda Rousey.

  • Quinn Rooney/Getty Images

    Tentou diversos esportes na adolescência

    Nascida em Albuquerque, no Novo México, em 1981, Holly Holm não teve o mundo das lutas como primeira opção de profissão de Holly Holm. Antes de se tornar boxeadora, a norte-americano se arriscou em outras quatro modalidades: futebol, ginástica, natação e saltos ornamentais.

  • Reprodução

    Joga no time das casadas

    A nova campeã do UFC é casada com um empresário local do Novo México Jeff Kirkpatrick desde o dia 27 de abril de 2012. Os dois se casaram em Cancun, no México. O casal ainda não tem filhos, somente dois gatos e um cachorro.

  • Reprodução/Instagram

    Ela só queria entrar em forma...

    A entrada de Holly Holm no mundo das lutas aconteceu praticamente sem querer. A norte-americana procurou uma academia para praticar atividade aeróbica e lá foi apresentada ao kickboxing, primeiro esporte de combate que praticou na vida. ?Eu comecei a fazer aeróbica para entrar em forma, vi a aula (de kickboxing), achei que parecia bem legal, então resolvi tentar por uma luta e ver como era?, explicou em declaração publicada em seu site oficial. Depois de iniciar os treinos, Holly fez sua primeira luta profissional no boxe, em janeiro de 2002. Na ocasião, ela venceu Martha Deitchman, por nocaute técnico. De lá em diante, conquistou o título mundial 18 vezes em três categorias diferente. Seu início no MMA aconteceu em março de 2011. Antes de conquistar o cinturão do UFC, ela já havia sido campeã do evento Legacy FC, derrotando a brasileira Juliana Werner de maneira parecida com a qual venceu Ronda: nocaute com chute seguido de socos.

  • Divulgação MF Models Assessoria

    Também está nas telas de cinema

    Assim como Ronda, Holly também se arrisca nas telas do cinema. Ao lado de Cris Cyborg e Miesha Tate, a nova campeã do UFC estrelará o filme Fight Valley, que tem estreia programada para o dia 7 de dezembro.

  • Dominou uma brasileira no boxe

    Em junho de 2009, Holly Holm enfrentou pela primeira vez uma brasileira, ainda no boxe. E não tomou conhecimento de Duda Yankovich. Na ocasião, a norte-americana venceu com tranquilidade por nocaute técnico no quarto round. O evento aconteceu na casa de Holm, em Albuquerque, Novo México, nos Estados Unidos. A superioridade da norte-americana foi admitida pela própria Duda na época. "Ela é muito boa lutadora e eu sou mais leve. Não tinha como pegá-la. Ela é muito forte", afirmou a brasileira. As duas se enfrentaram na categoria meio médio. Essa foi a primeira derrota da carreira de Duda, que era ex-campeã meio-médio leve da Associação Internacional de Boxe Feminino.

  • Getty Images

    Uma das melhores do mundo

    Se Ronda é considerada uma das melhores lutadoras de MMA do mundo, Holly esteve no mesmo patamar que a conterrânea, mas no boxe. Em 2005 e 2006, a nova campeã do UFC foi considerada a melhor boxeadora pela tradicional revista "Ring Magazine". Para os especialistas de boxe, Holly faz parte do seleto grupo das cinco melhores lutadoras da história do boxe. A nova dona do cinturão do UFC estaria junto de Lucia Rijker, Regina Halmich, Ann Wolfe e Laila Ali, filha do lendário Muhammad Ali.