Topo

MMA


Dana White prevê Anderson Silva x GSP em 2011 e pressiona Lyoto por vitória

Anderson Silva acerta Demian Maia no UFC 112; brasileiro pegará Belfort neste dia 5 -  AFP/Karim Sahib
Anderson Silva acerta Demian Maia no UFC 112; brasileiro pegará Belfort neste dia 5 Imagem: AFP/Karim Sahib

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/01/2011 15h32

O mandatário do UFC, Dana White, afirmou neste fim de semana que não vê como impossível um duelo entre o atual campeão dos médios, o brasileiro Anderson Silva, e o titular do cinturão dos meio-médios, Georges St-Pierre, do Canadá.

Dana, por sinal, falou que este combate pode se tornar “a coisa mais natural de se acontecer”. Para isso, os campeões precisam vencer seus próximos duelos, que prometem ser duros, principalmente para o brasileiro, que enfrenta o compatriota Vitor Belfort no UFC 126, no próximo dia 5 de fevereiro.

“Se Silva ganhar esta luta, então Georges St-Pierre precisará vencer Jake Shields em Toronto [no UFC 129]”, explicou Dana White. “Se isso acontecer, então provavelmente teremos este duelo. Caso eles vençam seus combates, esta luta fará todo o senso do mundo.”

GSP e Anderson Silva têm se alternado como primeiro e segundo colocados nas listas de melhores lutadores, levando-se em conta todas as categorias de peso. O brasileiro defendeu o cinturão dos médios por sete vezes consecutivas, além de bater Travis Lutter, em combate que não valeu cinturão por desrespeito do desafiante ao peso da categoria. Além disso, tem vitórias como meio-pesado.

Já St-Pierre (21 vitórias e duas derrotas) não é derrotado desde o UFC 69, contra Matt Serra. Desde então, são oito triunfos.

‘Era Lyoto’

Dana White também falou sobre a decepção de Lyoto Machida, ex-campeão dos meio-pesados que perdeu duas vezes seguidas em suas últimas lutas. Para o dirigente, o brasileiro tem a obrigação de ganhar seu próximo combate, contra Randy Couture, em 30 de abril, pelo UFC 129. Ele vem de derrotas para Maurício Shogun e, mais recentemente, Quinton “Rampage” Jackson.

“Ele perdeu as duas últimas lutas... Logo que conquistou o cinturão, o Joe Rogan (comentarista do UFC) disse que estava começando a ‘Era Machida’, e eu também achava. Então Shogun o venceu, e ele perdeu para o Rampage. Agora, ele vai enfrentar o Randy Couture em Toronto, e só a vitória interessa”, decretou Dana.

Situação semelhante vive Tito Ortiz, que não vence desde 2006. “Tito tem que vencer para ficar no UFC. Se perder, ele provavelmente se aposentará”, finalizou.