Topo

MMA


Campeão dos penas, Aldo quer 'limpar categoria' antes de subir para os leves

José Aldo vem de vitórias, sem reveses desde 2005 - WEC/Divulgação
José Aldo vem de vitórias, sem reveses desde 2005 Imagem: WEC/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/01/2011 13h00

O brasileiro José Aldo já se consolidou como um dos grandes nomes do MMA, com o título dos pesos pena do WEC, que hoje o coloca como campeão do UFC – as entidades se uniram no fim de 2010. Mas, antes de encarar um novo desafio e subir de divisão, ele quer “limpar” sua categoria.

Aldo já teve convites para enfrentar Kenny Florian como peso leve, mas optou por se manter entre os penas em busca de uma consolidação de seu talento. Aldo tem um cartel de 18 vitórias e apenas uma derrota no MMA e está invicto desde 2005.

O brasileiro tem como primeiro compromisso pelo UFC enfrentar Mark Hominick no UFC 129, em Toronto, no Canadá, uma vez que ele desistiu da participação no UFC 125 por conta de uma lesão no pescoço. Em seguida, ele ainda tem metas entre os penas.

“Eu acho que tudo é possível. Mas neste momento, ele ainda tem muito trabalho para fazer entre os penas”, disse seu empresário Ed Soares, à MMAWeekly. “Ele está a poucos lutadores de limpar sua divisão e é capaz de fazer isso antes de uma potencial subida para os leves.”

“Podemos enxergar um futuro assim para daqui a um ano, ou um ano e meio. Ele precisaria ganhar um pouco de peso, gradualmente, e isso não poderia demorar menos de um ano”, completou Ed, sobre a alteração do limite de categoria que Aldo viveria, de 66 kg para 70 kg.