Topo

MMA


Cyborg é finalizado em luta por título; campeão Jacaré e Gracie vencem

Diaz finaliza Evangelista Cyborg Santos pelo cinturão do Strikeforce dos meio-médios - Divulgação
Diaz finaliza Evangelista Cyborg Santos pelo cinturão do Strikeforce dos meio-médios Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

30/01/2011 07h11

O Brasil teve um saldo positivo na noite de sábado, em mais uma edição do Strikeforce, mas falhou em conseguir somar seu quarto cinturão do evento. Em San Jose, nos Estados Unidos, Evangelista “Cyborg” Santos, marido de Cris Cyborg, foi finalizado pelo atual campeão dos meio-médios Nick Diaz, que assim manteve seu cinturão. Já o campeão dos médios, Ronaldo Souza, o Jacaré, venceu sua defesa de título, assim comoRoger Gracie.

Cyborg vinha de duas vitórias seguidas e fez seu segundo combate apenas entre os meio-médios. Ele iniciou o combate mostrando ser um duro rival para Diaz. O norte-americano apostou em boas combinações de socos, mas recebeu chutes e contra-golpes perigosos.

Depois de conseguir derrubar Diaz no segundo assalto, no entanto, o brasileiro foi finalizado com uma chave de braço neste mesmo giro. “Ele estava tomando muitos golpes e tinha que me levar para o chão. Mas isso acabou sendo um erro e pude finalizá-lo”, disse Diaz.

“Eu respeito como Cyborg luta. Ele não brinca em serviço. Veio aqui e me enfrentou, sem ficar de joguinhos”, elogiou o campeão dos meio-médios, invicto desde 2007 – agora são nove resultados positivos seguidos. Evangelista Cyborg agora tem um cartel de 18 vitórias e 14 derrotas, enquanto Diaz triunfou 24 vezes e caiu sete.

Jacaré ainda campeão

Na segunda luta da noite em importância, valendo o cinturão dos médios de Jacaré, o Brasil aí sim conseguiu o resultado positivo, com direito a finalização do campeão.

A luta contra o norte-americano Robbie Lawler demorou três rounds, mas no meio último giro Jacaré conseguiu encerrar o combate com um mata-leão. A luta foi perigosa e quase Jacaré foi nocauteado por Lawler, especialista na luta em pé.

  • Roger Gracie (d) e Jacaré finalizam seus oponentes no Strikeforce; o Brasil venceu duas, de três

O brasileiro resistiu e conseguiu manter pela primeira vez seu cinturão no terceiro assalto, quando conseguiu forçar a desistência do norte-americano. “Eu amo meu trabalho. Não sei o que vem pela frente, mas estou pronto para defender ainda mais meu título. Ele lutou com coragem, me pegou pesado no primeiro round, mas estava cansado no terceiro”, explicou Jacaré. Além dele, os campeões brasileiros do Strikeforce são Cris Cyborg e o meio-pesado Rafael “Feijão” Cavalcante.

Já Roger Gracie, que abriu o card principal, conseguiu sua quarta vitória e segue invicto no MMA. Considerado a última esperança da tradicional família Gracie, ele entrou no octógono contra o sul-africano Trevor Prangley, veterano do MMA, e também conseguiu um mata-leão.

Gracie não precisou nem deixar acabar o primeiro round para conquistar sua vitória. Um detalhe é que, em suas quatro lutas, só uma ele não finalizou com mata-leão. Na primeira da carreira no vale-tudo, ele bateu seu oponente com uma chave de braço.

“Prangley tem uma mão pesada, mas eu tinha a vantagem da envergadura. Então, eu consegui forçá-lo a se aproximar para derrubá-lo. Tudo aconteceu como eu treinei, e só esperei pela oportunidade. Não me apressei, não estava esperando finalizar no primeiro assalto”, afirmou o brasileiro.