Topo

MMA


BJ Penn e Jon Fitch empatam no UFC 127 e se distanciam da disputa do cinturão

BJ Penn e Jon Fitch apenas empataram na luta principal do UFC 127 na Austrália - UFC/Divulgação
BJ Penn e Jon Fitch apenas empataram na luta principal do UFC 127 na Austrália Imagem: UFC/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/02/2011 07h00

A luta principal da segunda edição do UFC na Austrália colocou dois importantes nomes do torneio um pouco mais distantes da disputa do cinturão dos meio-médios. BJ Penn e Jon Fitch fizeram um combate muito equilibrado na Acer Arena, em Sydney, e o resultado não poderia ser outro. Eles empataram na edição 127 do Ultimate.

Essa luta era apontada como semifinal para definir o próximo desafiante pelo título da categoria. Ela já tinha perdido importância com Dana White, presidente do UFC, anunciando um possível encontro do campeão do peso, Georges St-Pierre, com Anderson Silva, campeão dos médios.

Mas agora, os próprios lutadores sabem que o desempenho deles nesse combate pode tê-los tirado, momentaneamente, dessa disputa. “Não sei o que vai acontecer agora. Estou desapontado com o meu desempenho, esperava mais. Agora vou deixar nas mãos dos chefes o que vão fazer comigo ”, disse Fitch após o combate.

TODOS RESULTADOS DO CARD PRINCIPAL

BJ Penn (EUA) empatou com J. Fitch (EUA)
Decisão majoritária dos juízes

M. Bisping (ING) nocauteou J. Rivera (EUA)
Nocaute técnico a 1min54 do segundo round

D. Siver (ALE) venceu G. Sotiropoulos (AUS)
Decisão unânime dos juízes

B. Ebersole (EUA) venceu C. Lytle (EUA)
Decisão unânime dos juízes

K. Noke (AUS) finalizou C. Camozzi (EUA)
Mata-leão a 1min35 do primeiro round

Dentro do octógono, Jon Fitch tentou impor seu jogo no início do primeiro round, mas BJ Penn logo reagiu e surpreendeu o adversário ao tentar uma estratégia de queda desde o começo. Quase encaixou um mata leão nos primeiros minutos.

O segundo round teve um panorama parecido, com o ex-campeão levando a luta para o chão e tentando trabalhar o jiu-jitsu. Mas o preparo físico começou a pesar para o havaiano. Foi quando Fitch passou a reagir na luta.

Com mais gás, o terceiro período foi todo de Jon Fitch, que trabalhou bem o ground-and-pound contra BJ. Mas precisando do nocaute para sair vencedor sem maiores contestações, Jon não conseguiu finalizar o rival e o empate foi confirmado.

“Esse empate aconteceu por conta da estratégia do BJ. Não estava preparado para me defender de quedas, não treinei isso. Eu quero o título. Estou aqui para lutar contra os melhores. Se as minhas 13 vitórias no UFC não forem suficientes, aí não posso fazer nada”, completou Fitch.

Do outro lado, BJ até se surpreendeu um pouco com o resultado, acreditava que poderia ter perdido. “Consegui posições em que dominei, mas ele me bateu muito no terceiro round. Se ele quiser lutar de novo, vamos fazer isso de novo”, disse o ex-campeão.

Na penúltima luta da noite, polêmica. Depois de muita provocação dos dois lados, o britânico Michael Bisping chegou até a uma joelhada ilegal no primeiro round, mas no segundo, dominou Jorge Rivera e o nocauteou sem maiores problema. Depois do combate, o vencedor chegou até a pedir desculpas por seu comportamento.