Topo

MMA


De olho em Hollywood, 'Capitão América' se aposenta como atleta mais querido do MMA

Randy Couture (d) participa do filme "Os Mercenários" ao lado de Sylvester Stallone  - Reprodução
Randy Couture (d) participa do filme "Os Mercenários" ao lado de Sylvester Stallone Imagem: Reprodução

Rodrigo Farah

Em Toronto (Canadá)

28/04/2011 07h00

Ele é ator hollywoodiano, empresário, treinador, comentarista e medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Além de tudo isso, é o maior campeão do UFC. Aos 47 anos, o norte-americano Randy Couture realiza o último combate de sua carreira neste sábado à noite contra Lyoto Machida. Além de um legado com cinco cinturões, o “Capitão América” se aposenta do esporte como o atleta mais querido da história do MMA.

“Era a hora certa para mim. Os fãs pediram para eu continuar e ainda tenho vontade de fazer mais. Mas tudo chega ao fim. Foram anos maravilhosos, mas não poderia escolher um momento melhor para me aposentar”, comentou o veterano em entrevista ao UOL Esporte.

Passado o combate contra Lyoto no UFC 129, em Toronto, Couture voltará toda a atenção para o cinema. A partir de maio, ele iniciará as filmagens do longa “Highjack”. Logo em seguida, começará a rodar a sequência de “Os Mercenários” ao lado do Sylvester Stallone.

“Este é um mundo novo para mim. Já fiz uma série de filmes, mas só agora vou poder me dedicar ao cinema com carinho. Tive ótimas experiências nos sets e espero ter muitas outras”, completou o ator, enquanto era saudado por um grupo de fãs canadenses que pediam para que ele não se aposentasse.

Os motivos que levam Randy Couture a ser tão querido pela torcida são simples. Ele é o lutador que mais conquistou cinturões na franquia: cinco no total, entre os pesos pesado e meio-pesado. Não só isso, como é um dos atletas do UFC mais atenciosos com a torcida e a mídia em geral.

“Ele é uma verdadeira lenda do MMA. Fez muito pelo esporte. Por isso, me sinto honrado em ser seu último adversário. O mínimo que posso fazer é entrar no octógono no auge da minha forma. É o que um lutador como o Randy merece”, destacou Lyoto Machida.

Apesar de priorizar a carreira no cinema, o “Capitão América”, terá uma série de obrigações fora do UFC. Ele também é dono de uma cadeia de academias que levam seu nome, além de trabalhar como treinador de outros lutadores e eventualmente como comentarista de lutas.

“Sou um cara muito ativo. Gosto sempre de me ocupar com alguma coisa, mas também gosto de relaxar. Faço retiros na floresta, gosto de escalar, andar de moto... Coisas assim”, concluiu Couture, que também foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de 1991, em Havana, na luta greco-romana.

O UFC 129 terá transmissão ao vivo pelo canal Sportv neste sábado a partir das 22h (de Brasília). Já o canal Combate passará as lutas preliminares a partir das 20h por pay-per-view.

O CLIMA DA COLETIVA DO UFC 129

 
A ENCARADA DE ALDO
GSP ARRISCA PORTUGUÊS

LYOTO ACEITA RESPONSABILIDADE E VETA PRESSÃO PARA O UFC 129