Topo

MMA


Lyoto repete chute de Seagal e Anderson Silva e vence com nocaute espetacular

Randy Couture fica no chão após ser nocauteado por Lyoto Machida no UFC 129 - AP Photo/The Canadian Press, Nathan Denette
Randy Couture fica no chão após ser nocauteado por Lyoto Machida no UFC 129 Imagem: AP Photo/The Canadian Press, Nathan Denette

Rodrigo Farah

Em Toronto (Canadá)

30/04/2011 23h33

O chute frontal de Steven Seagal fez mais uma vítima. Neste sábado à noite, Lyoto Machida repetiu o golpe do companheiro Anderson Silva e aposentou a lenda Randy Couture com um nocaute espetacular diante dos 55 mil torcedores do estádio Rogers Centre, em Toronto. Com isso, o carateca voltou a figurar entre os tops da categoria meio-pesado do UFC em grande estilo.

“Treinei muito esse chute. Eu aprendi com meu pai. O sr. Steven Seagal também me falou bastante sobre ele. Estou muito feliz, é uma vitória maravilhosa”, celebrou o brasileiro. “Foi uma honra lutar com ele. O Randy é um herói”, completou.

Lyoto Machida ainda entrou no octógono pressionado após ser superado por Maurício Shogun Rua e Quinton Rampage Jackson de maneira consecutiva. Mas no fim, conseguiu se recuperar com um golpe perfeito.

JOSÉ ALDO VENCE E DEFORMA RIVAL

  • Nathan Dennette/AP

    Os berros das 55 mil pessoas do estádio Rogers Centre, em Toronto, não foram suficientes para impedir a estreia vitoriosa de José Aldo no UFC. O amazonense manteve o cinturão dos penas na decisão dos juízes após aplicar uma surra no local Mark Hominick neste sábado à noite. Aldo ainda foi dominado no round final, mas fez o suficiente para triunfar deformando a cabeça do anfitrião com um inchaço do tamanho de uma bola de tênis.

A exemplo de Anderson Silva, Lyoto realizou uma série de treinamentos com o ator e mestre de Aikido Steven Seagal. O superstar acompanhou Machida até o último instante antes do combate e mais uma vez deu boa sorte a um atleta do Brasil.

Quando a luta começou, os dois rivais se estudaram bastante. Ao contrário do esperado, Couture não arriscou muitas quedas e teve dificuldades para encontrar a distância em meio aos socos e joelhadas na barriga de Lyoto.

No início segundo round, Machida voltou mais ofensivo até acertar o chute frontal, parecido com o de Anderson Silva sobre Vitor Belfort no UFC 126. Couture caiu no mesmo instante, e o árbitro encerrou a luta. Vale lembrar que o golpe é praticado de maneira diferente por uma série de artes marciais, incluindo o caratê de Lyoto - técnica Mae Tobi Geri.

Pior para o veterano do MMA, que deu adeus ao esporte nesta noite com sua 11ª derrota. Aos 47 anos, Couture voltará agora toda a atenção para a carreira de ator em Hollywood. Após ser superado pelo brasileiro, ele foi aplaudido de pé pelos 55 mil torcedores no Rogers Centre.

GSP mantém cinturão
Já no principal combate da noite, Georges St-Pierre fez a festa da multidão canadense. Preciso nos golpes, ele obteve mais uma vitória por pontos após minar o desafiante Jake Shields ao longo dos cincos rounds. Desta forma, manteve o título dos meio-médios sem ser ameaçado.

Esta foi a sexta defesa de cinturão consecutiva de GSP. Ele só perde no quesito para Anderson Silva, que conseguiu oito vitórias nas vezes em que disputou seu título.  

Em nenhum momento da luta, Georges St-Pierre esteve ameaçado pelo norte-americano. Embalado pelos gritos de GSP, ele controlou a distância com bons socos e evitou as quedas de Shields até triunfar com decisão unânime dos juízes para delírio do público canadense.